História das tecnologias da música e do som a partir de 1900

Objetivos

a) Adquirir conhecimento especializado e actualizado na área de estudos de música e tecnologia, explorando as principais ideias,conceitos e problemáticas implicadas;
b) perceber a importância da inovação tecnológica no contexto da música, conhecendo a organologia eléctrica, electrónica e digital, assim como outros equipamentos relevantes para os conteúdos em causa;
c) enquadrar os factos mais relevantes do desenvolvimento tecnológico ao longo do séc. XX, identificando as principais consequênciasmusicais da inovação tecnológica ao nível da composição, execução e divulgação musicais;
d) enquadrar os movimentos musicais, géneros, estéticas, compositores e grupos, no âmbito da história da música contemporânea e dasua ligação com a tecnologia;
e) reflectir criticamente sobre as repercussões da permuta entre a criação musical e a tecnologia.

Caracterização geral

Código

02113141

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Antunes Pires

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Braun, H., [ed.] (2002). Music and technology in the twentieth century. The John Hopkins University Press.
  • Deliège, C. (2003). Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l’IRCAM. Mardaga Éditeur.
  • Milner, G. (2009). Perfecting sound forever, The story of recorded music. Granta Publications.
  • Taylor, T. D. (2001). Strange sounds: Music, technology and culture. Routledge.
  • Toynbee, J. (2000). Making popular music: Musicians, institutions, aesthetics. Arnold PUB.
  • Kettlewell, B. (2002). Electronic music pioneers, ProMusic Press.
  • Homes, T. (2002). Electronic and experimental music: Pioneers in technology and composition. Routledge.
  • Patteson, T. (2016). Instruments for new music: Sound, technology, and modernism. University of California Press.
  • Hosken, D. (2011). An Introduction to music technology. Routledge.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com exposição e debate dos temas e dos documentos contidos na bibliografia seleccionada (assim como outra a fornecer pelo docente). Exposição teórica, ocupando 70% do tempo lectivo e observação, audição e visualização de exemplos áudio e/ou vídeo (30%).

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Frequência / Teste escrito(60%), Redação e apresentação de “paper”(40%)

Conteúdo

1. Mudanças tecnológicas, sociais e artísticas da 2ª metade do séc. XIX: tecnologias sonoras de produção e fixação, electricidade eoutras invenções: 1750 – 1900;
2. primeira metade do séc. XX: contexto social e ideológico; a música no início do séc. XX; as artes entre Guerras;
3. tecnologias sonoras da primeira metade do séc. XX; fixação de som e multiplicidade de suportes de áudio;
4. tecnologia e desenvolvimento da música popular: Blues, Jazz, Soul, Funk e Pop/Rock;
5. a segunda metade do séc. XX: pós-Guerra; mudanças tecnológicas e artísticas; A música pós-1950: música concreta, electrónica eelectroacústica; tecnologia eléctrica e electrónica na composição musical;
6. tecnologia e Pop/Rock: contextos sociais e culturais;
7. a era do computador; o protocolo MIDI e o sampler; inovação tecnológica e performance;
8. música popular e música erudita: intercâmbios; tecnologia e experimentação na música popular; actualidade e inovações: correntes alternativas.