Criação sonora e composição

Objetivos

a)Desenvolver capacidades técnicas e ferramentas de composição musical para conjuntos instrumentais;
b)Desenvolver técnicas e estratégias de composição musical em função de géneros diversos (e.g. contemporânea e experimental; música electroacústica; ‘soundscape’; jazz, pop-rock, ‘songwiting’)
c)Conhecer a implicação da escrita musical na performance;
d)Dominar técnicas e práticas fundamentais da criação musical em estúdio, assim como a adequação das mesmas a meios e géneros musicais diversos.
e)Adquirir capacidades técnicas e ferramentas de criação sonora e musical em estúdio direccionada para meios e difusão específicos assim como direccionada a funções particulares (e.g. televisão, cinema, publicidade, artes cénicas).
f)Experimentar a criação em contexto de espaços sonoros (e.g. ‘soundscape’, ecologia).

Caracterização geral

Código

02113165

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Antunes Pires

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • COLLINS, N. (2020). Handmade Electronic Music. Routledge.
  • DYSON, F. (2009). Sounding New Media. Immersion and Embodyment in the Arts and Culture. University of California Press.
  • Han, J. (2919), An Introduction to Modern Music Creation: Music Composition and Production with Technology, LLC.
  • MAZZOLA, G.; PARK, J. & THALMANN, F. (2011). Musical Creativity, Strategies and Tools in Composition and Improvisation. Springer.
  • Adler, S. (2016). The study of orchestration. W. W. Norton & Company.
  • Collins, D. (2012) The Act of Musical composition: studies in the creative process, Ashgate.
  • Braae, N., Hansen, K. A. (2019). On popular music and its unruly entanglements. Palgrave Macmillan.
  • Groth, S. K., & Schulze, H. (2020). The Bloomsbury handbook of sound art. Bloomsbury.
  • Droumeva, & Aboujieb. (2019). Sound, Media, Ecology. Springer.
  • Zager, M. (2015). Writing music for commercials : television, radio, and new media. Rowman and Littlefield.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Exposição teórica de técnicas e teorias relacionadas com o campo de estudo; estudo e discussão de obras musicais e de 'sound art'; prática criativa em laboratório e discussão colectiva das obras dos alunos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Apresentação públicas dos projetos realizados(20%), Realização com sucesso de exercícios práticos em aula(15%), Realização de dois projectos de criação sonora e/ou composição musical(65%)

Conteúdo

1.Composição musical para diversos meios de comunicação (e.g. cinema, rádio, publicidade e televisão);
2.Fundamentos da composição e instrumentação musical, incluindo técnicas estendidas;
3.Criação e experimentação musical;
4.Música electrónica;
5.Práticas de criação em música popular (e.g. Jazz, pop-rock).
6.Soundscape e ecologia sonora
7.Espaços sonoros e performance;

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: