Síntese e Estudo de Sonoridades

Objetivos

a) Conhecer os fundamentos teóricos e práticos das principais técnicas de síntese sonora.
b) Conhecer os principios teóricos e técnicos do processamento de sinal em ambiente digital, incluindo os principais processos defiltragem, reverberação e espacialização sonora.
c) Estudar a relação entre sonoridades específicas e a técnica que as produziu, associando-as a formas sonoras.
d) Desenvolver capacidades técnicas e criativas para a aplicação dos conceitos estudados a ambientes digitais de programação em código, nomeadamente em linguagem CSound.

Caracterização geral

Código

02113176

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Antunes Pires

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • BOULANGER, R. C. (2000). Csound Book. MIT Press.
  • MANNING, P. (2004). Electronic and computer music. Oxford U. Press.
  • LAZZARINI, V. (2017). Computer Music Instruments. Springer.
  • LAZZARINI, V. (2019). Computer Music Instruments II. Springer.
  • LAZZARINI, V., Yi, S., FFITCH, J., KEINTZ, J., Øyvind BRANDTSEGG, & McCURDY, I. (2016). Csound. Springer.
  • PEJROLO, A., & METCALFE, S. B. (2017). Creating sounds from scratch: a practical guide to music synthesis for producers andcomposers. Oxford U. Press.
  • ROADS, C. (2015). Composing electronic music : a new aesthetic. Oxford University Press.
  • ROADS, C. (2012). The computer music tutorial. Mit Press.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Exposição de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo. Audição de obras, discussão e trabalho prático em laboratório. Prática de programação ao longo de toda a Unidade Curricular.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Exame(20%), Produção de dois ou mais exercícios práticos curtos de programação(30%), Um projeto final de programação com carácter artístico e criativo(50%)

Conteúdo

1. Teoria das principais técnicas de síntese digital de sinal sonoro, nomeadamente síntese aditiva, subtractiva, por distorção e granular, erespectivas técnicas de aplicação prática .
2. Teorias e técnicas de processamento de sinal em ambiente digital, nomeadamente os principais tipos de filtros, reverberção e técnicasde espacialização.
3. Estudo das formas sonoras nas suas componentes teóricas e práticas.
4. Estudo da associação entre sonoridades sintetizads digitalmente e a sua percepção auditiva, relacionando especificamente astécnicas que as produziram e estéticas que as integram.
5. Construção de instrumentos virtuais em ambiente digital e respectiva utilização musical.
6. Prática de programação em CSound.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: