Síntese e Estudo de Sonoridades
Objetivos
a) Conhecer os fundamentos teóricos e práticos das principais técnicas de síntese sonora.
b) Conhecer os principios teóricos e técnicos do processamento de sinal em ambiente digital, incluindo os principais processos defiltragem, reverberação e espacialização sonora.
c) Estudar a relação entre sonoridades específicas e a técnica que as produziu, associando-as a formas sonoras.
d) Desenvolver capacidades técnicas e criativas para a aplicação dos conceitos estudados a ambientes digitais de programação em código, nomeadamente em linguagem CSound.
Caracterização geral
Código
02113176
Créditos
10.0
Professor responsável
Isabel Maria Antunes Pires
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- BOULANGER, R. C. (2000). Csound Book. MIT Press.
- MANNING, P. (2004). Electronic and computer music. Oxford U. Press.
- LAZZARINI, V. (2017). Computer Music Instruments. Springer.
- LAZZARINI, V. (2019). Computer Music Instruments II. Springer.
- LAZZARINI, V., Yi, S., FFITCH, J., KEINTZ, J., Øyvind BRANDTSEGG, & McCURDY, I. (2016). Csound. Springer.
- PEJROLO, A., & METCALFE, S. B. (2017). Creating sounds from scratch: a practical guide to music synthesis for producers andcomposers. Oxford U. Press.
- ROADS, C. (2015). Composing electronic music : a new aesthetic. Oxford University Press.
- ROADS, C. (2012). The computer music tutorial. Mit Press.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas. Exposição de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo. Audição de obras, discussão e trabalho prático em laboratório. Prática de programação ao longo de toda a Unidade Curricular.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Exame(20%), Produção de dois ou mais exercícios práticos curtos de programação(30%), Um projeto final de programação com carácter artístico e criativo(50%)
Conteúdo
1. Teoria das principais técnicas de síntese digital de sinal sonoro, nomeadamente síntese aditiva, subtractiva, por distorção e granular, erespectivas técnicas de aplicação prática .
2. Teorias e técnicas de processamento de sinal em ambiente digital, nomeadamente os principais tipos de filtros, reverberção e técnicasde espacialização.
3. Estudo das formas sonoras nas suas componentes teóricas e práticas.
4. Estudo da associação entre sonoridades sintetizads digitalmente e a sua percepção auditiva, relacionando especificamente astécnicas que as produziram e estéticas que as integram.
5. Construção de instrumentos virtuais em ambiente digital e respectiva utilização musical.
6. Prática de programação em CSound.