Criação, interatividade e prática de interpretação
Objetivos
a) Compreender as problemáticas técnicas e estéticas ligadas à interactividade e ao tratamento e manipulação de som em situações de tempo-real.
b) Adquirir os conhecimentos necessários à concepção e desenvolvimento de algoritmos originais de tratamento de som em tempo-real.
c) Ser capaz de desenvolver conhecimentos de programação em linguagem do tipo Max/Msp.
d) Estar apto para a abordagem técnica e estética à criação musical e manipulação de espaços sonoros em tempo-real.
Caracterização geral
Código
02113187
Créditos
10.0
Professor responsável
Isabel Maria Antunes Pires
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Bovermann, T., Egermann, H., de Campo, A., Hardjowirogo, S.-I., & Weinzierl, S. (Eds.). (2016). MUSICAL INSTRUMENT IN THE 21ST CENTURY : identities configurations. Springer.
- Dixon, S. (2015). Digital Performance: A History of New Media in Theater. Mit Press.
- Holland, S., Wilkie, K., Mulholland, P., & Seago, A. (2013). Music and Human-Computer Interaction. London Springer London.
- Manzo, V. J. (2016). Max/MSP/Jitter for music : a practical guide to developing interactive music systems for education and more. Oxford University Press.
- Mazzola, G. (2018). The Topos of Music II: Performance. Springer.
- Puckette, M. (2007). The theory and technique of electronic music. World Scientific Publishing Co.
- Rowe, R. (2004). Machine musicianship. Mit.
- Sallis, F., Bertolani, V., Burle, J., & Zattra, L. (2017). Live Electronic Music. Routledge.
- VINET, Hugues, DELALANDE François and all. (2000) Interfaces homme-machine et création musicale. Paris. Hermes Sciences Publicat.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas. Exposição teórica de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo (30%). Audição de obras, discussão e trabalho prático em laboratório. Prática de programação (70%).
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Apresentação e performance públicas do projeto(20%), Produção com sucesso de exercícios práticos em aula(20%), Realização de um projecto final de programação criativo de carácter interativo(60%)
Conteúdo
1. Sistemas interactivos e programação gráfica: Noções de interactividades, iniciação às práticas, problemáticas e condicionantes desistemas interactivos de manipulação áudio em tempo real.
2. Prática de programação de sistemas interactivos de manipulação áudio em ambiente gráfico: O software Max/Msp. Fluxos deinformação e processos aleatórios. Síntese e salvaguarda de informação.
3. Processos de analise de sinal em tempo real: Captação de informação e granulação de sinal.
4. Processamento de sinal em tempo real: Manipulação de pitch. Efeitos e filtragem. Gravação e manipulação em directo.
5. Espaços sonoros interactivos: O Concerto e a instalação, os sistemas interactivos e os sistemas reactivos. O corpo como interface eos sensores.
6. Práticas criativas e controlo de performance: Gestão de interfaces, controlo de entradas e envios. Controlo de performance e sequenciação de eventos.