Modernismo e Modernismos na Arte do Século XX em Portugal
Objetivos
1. Aprofundar e consolidar o conhecimento sobre a produção artística desenvolvida em Portugal ao longo do Século XX, tomando como referência algumas das principais dinâmicas, vias de experimentação, propostas, posicionamentos e debates que a determinam, e tendo em conta o contexto socio-político e cultural em que a mesma se insere.
2. Desenvolver uma perspectiva crítica e fundamentada sobre o conceito historiograficamente definido como "Modernismo", informada pelas especificidades do contexto artístico português, mas também pela articulação que este estabelece com um âmbito internacional mais alargado.
3. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências críticas e de investigação, através da discussão de textos selecionados e da elaboração de um ensaio.
Caracterização geral
Código
02113457
Créditos
10.0
Professor responsável
Joana Esteves da Cunha Leal
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- AAVV, Os Anos Quarenta na Arte Portuguesa. Lisboa: FCG, 1982
- AAVV, Depois do Modernismo. Lisboa: SNBA, 1983
- AAVV, Arte Portuguesa nos Anos 50. Lisboa: FCG, 1992
- AAVV, Anos 60, Anos de Ruptura: Uma perspectiva da Arte Portuguesa nos Anos Sessenta. Lisboa: Livros Horizonte, 1994
- AAVV, O Surrealismo em Portugal,1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
- M. ACCIAIUOLI, Exposições do Estado Novo. Lisboa: Livros Horizonte, 1998
- M. ACCIAIUOLI, António Ferro. A Vertigem da Palavra, Lisboa: Bizâncio, 2013
- B.P. ALMEIDA, Arte Portuguesa no Século XX. Uma História Crítica, Matosinhos: Coral Books, 2017
- P.V. ALMEIDA, A Arquitectura no Estado Novo: Uma Leitura Crítica, Lisboa: Livros Horizonte, 2002
- J. FERNANDES (coord), Perspectiva: Alternativa Zero. Porto: Fundação de Serralves, 1997
- J.-A. FRANÇA, A Arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1974
- N. ROSMANINHO, A Deriva Nacional da Arte. Portugal, Séculos XIX-XXI. V. N. Famalicão: Húmus, 2018
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina, regularmente, uma componente expositiva e uma componente de debate em torno de cada um dos pontos do programa. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e ativo dos estudantes na discussão de textos de referência indicados pela docente.
A avaliação final contempla a preparação e participação nos debates realizados nas aulas (30%) e a elaboração de um trabalho individual final (70%).
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Preparação e participação nos debates realizados nas aulas(30%), Trabalho individual final(70%)
Conteúdo
1. As dinâmicas de transição do início do Século XX. Do Humorismo ao Modernismo.
2. O Futurismo. Os Anos 20 e o papel das revistas e magazines na introdução de uma nova sensibilidade.
3. O Salão dos Independentes em 1930 e o "ponto de situação" do movimento modernista.
4. "Política do Espírito" e "Bom Gosto". A ação de António Ferro no SPN / SNI. Modernismo e Nacionalismo.
5. A Arquitetura nos Anos 1930 e 1940. A nova Lisboa e o desempenho dos arquitetos na sua construção. A definição arquitetónica da "Exposição do Mundo Português" (1940).
6. O contexto do II Pós-Guerra e as Exposições Gerais de Artes Plásticas (1946-1956). Neo-Realismo versus Surrealismo. As tensões Figuração / Abstracção.
7. As "rupturas" e os experimentalismos dos Anos 1960 e 1970. Ernesto de Sousa e a "Alternativa Zero" (1977).
8. A exposição "Depois do Modernismo" (1983) e as linhas de abertura das décadas de 1980 e 1990.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: