Documentação e Preservação em Artes Musicais
Objetivos
(a) Adquirir conhecimentos especializados sobre a tipologias de documentos geradas por obras musicais pós-1950, nomeadamente em Portugal.
(b) Conhecer os principais métodos de documentação e preservação de obras musicais multimodais.
(c) Conhecer as problemáticas relacionadas com a documentação da performance, assim como as metodologias e tecnologias de apoio.
(d) Conhecer standards internacionais de metadados, descritores e ontologias no âmbito da arquivística digital, com foco nas artes musicais e performativas.
(e) Conhecer os princípios éticos que regem o tratamento e reutilização das materiais em arquivo, nomeadamente em ambiente digital.
(f) Conhecer os softwares e plataformas de apoio ao desenvolvimento de bases de dados e gestão de arquivos nomeadamente digitais.
Caracterização geral
Código
02113479
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
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Método de ensino
Aulas teórico-práticas: exposição de conceitos e técnicas relacionadas com a preservação, documentação e arquivística no âmbito das Artes Musicais; prática de utilização de ferramentas de apoio, nomeadamente digitais (sistemas de matadados e descritores, e aplicações digitais para documentação); trabalho prático de aplicação de conceitos e técnicas a pequenas coleções disponibilizadas pelo docente ou pelos discentes, recorrendo a plataformas e softwares trabalhados em curso.
Método de avaliação
Avaliação escrita: 30%
Exercício prático de arquivística digital ou documentação: 20%
Trabalho de projeto seja no âmbito da documentação ou das práticas de arquivo digital: 50%
Conteúdo
1—Problemas de preservação no contexto da obsolescências tecnológica.
2—Métodos e técnicas de tipificação e catalogação de materiais, incluindo digitais, no âmbito de obras multimodais.
3—Documentação complementar de obras para fins de preservação e arquivo.
4—Princípios fundamentais da preservação arquivística (e.g. autenticidade, integridade, valor).
5—Princípios éticos no tratamento de materiais em contexto de arquivo (e.g. direitos de autor, propriedade intelectual e editorial).
6—Introdução às principais normas de descrição arquivística (e.g., ISAD(G), ISAAR, ISDF, ISDIAH e RISM).
7—Abordagem filológica à documentação de práticas artísticas no âmbito das artes musicais, do ponto de vista teórico e técnico.
8—Introdução às principais ontologias, sistemas de metadados e descritores, em arquivística digital, adaptando-os ao tipo de obras em estudo (e.g., Dublin Core, RiC-CM e DOREMUS), e a casos específicos de desenvolvimento de sistemas de documentação e bases de dados digitais (e.g. InterPARES, CENDARI).
9—Aplicação prática de conceitos e procedimentos a casos concretos.