Música e Pensamento
Objetivos
a) Fornecer instrumentos conceptuais e metodológicos, e desenvolver competências críticas e auto-críticas nos domínios da Estética, História das Ideias e Filosofia da Música;
b) Promover linhas de orientação bibliográfica/documental e desenvolver capacidades de obtenção e utilização de informação actualizada e cientificamente relevante nestes domínios;
c) Desenvolver capacidades de conceptualização, questionamento e problematização em qualquer domínio da investigação musicológica, numa perspectiva aberta à interdisciplinaridade, sempre que possível em correlação com as temáticas específicas a desenvolver pelo aluno na respectiva dissertação de Mestrado;
d) Desenvolver capacidades de expressão oral e escrita orientadas pelos padrões de clareza e rigor da comunicação académica internacional;
e) Cultivar o gosto e a aptidão para a reflexão filosófica em geral, estimular a produção de investigação original nesta área, e fomentar a análise crítica do discurso musicológico.
Caracterização geral
Código
722021021
Créditos
10.0
Professor responsável
Paulo Manuel Rêgo Ferreira de Castro
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Bowie, A. (2007). Music, Philosophy and modernity. Cambridge UP.
- Bowman, W. D. (1998). Philosophical perspectives on music. Oxford UP.
- Dahlhaus, C. (1982). Esthetics of music. Cambridge UP.
- Downes, S. (Ed.) (2016). Aesthetics of music: Musicological perspectives. Routledge.
- Kramer, L. (2002). Musical meaning: Toward a critical history. U. California P.
- Lippman, E. (1992). A History of Western musical aesthetics. U. Nebraska P.
- McAuley, T., Nielsen, N., & Levinson, J. (Eds.) (2021). The Oxford handbook of Western music and philosophy. Oxford UP.
- Sheinberg, E., & Dougherty, W. P. (Eds.) (2020). The Routledge handbook of music signification. Routledge.
- Zbikowski, L. M. (2002). Conceptualizing music. Oxford UP.
Método de ensino
O seminário tem um carácter essencialmente teórico-prático, proporcionando uma mistura equilibrada de exposição, leituras críticas e discussão de materiais relevantes (incluindo recursos em linha), disponibilizados aos alunos regularmente ao longo do semestre. Os alunos são encorajados a participar activamente nos trabalhos do seminário, através da discussão informal, mas também da preparação individual ou em grupo de exposições e da redacção de textos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Assiduidade e Participação(25%), Um trabalho escrito a apresentar no final do semestre(75%)
Conteúdo
1. Problemática do conceito; papel dos conceitos na definição, descrição e compreensão dos objectos do conhecimento científico, e em particular dos objectos do conhecimento musicológico.
2. Relação entre as noções de conceito e significado; abordagem das principais teorias da significação e da representação, tendo em conta a sua relevância no domínio da musicologia.
3. Problemáticas da hermenêutica e da teoria crítica na sua aplicação às temáticas musicais.
4. Modos de pensar e práticas discursivas em musicologia; o lugar da musicologia no âmbito das ciências sociais e humanas.
Nota: O tratamento dos tópicos indicados na secção “Conteúdos programáticos” será adaptado em função dos temas a abordar pelos alunos nos seus trabalhos individuais de investigação em torno de conceitos específicos, relevantes para a prática musicológica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: