Música e Sociedade

Objetivos

No fim do seminário, os estudantes devem ser capazes de demonstrar:
a) conhecimento e proficiência de relacionamento com conceitos, instrumentos de pesquisa, literatura científica e teorias apresentadas;
b) capacidade de identificar e trabalhar com problemas de investigação no campo em questão;
c) autonomia crítica e capacidade de recorrer a quadros conceptuais específicos;
d) ter desenvolvido investigação original e aprofundado instrumentos de comunicação de ciência.

Caracterização geral

Código

722021022

Créditos

10.0

Professor responsável

Manuel Pinto Deniz Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • DeNora, T. (1995). Beethoven and the construction of genius: musical politics in Vienna, 1792-1803. U. California P.
  • Elias, N. (2000). Mozart, Sociologia de um génio. Edições Asa.
  • Gribenski, J., & Taïeb, P. (Eds.) (2014). Mozart et la France: De l’enfant prodige au génie (1764-1830). Symétrie.
  • Heinich, N., & Jefferson, A. (2015). The Genius of Sociology: Norbert Elias’s Mozart and the Sociology of a Genius. L'Esprit Créateur,55(2), 73-88.
  • Hennion. A., & Fauquet, J.-M. (2001). Authority as performance: The love of Bach in nineteenth-century France. Poetics, 29, 75-88.
  • Landon, H. C. R. (1991). The Mozart compendium: a guide to Mozart's life and music. Thames and Hudson.
  • Mozart, W. A. (1986-99). Correspondance: réunie et annotée par Whielm A. Bauer, O. E. Deutsch et J. H. Eibl (édition française ettraduction par Geneviève Geffray). Flammarion.
  • Rebulla, P. (2011). In Mozart’s words: Working with a correspondence database. Fontes Art, 58(1), 8-15.

Método de ensino

Aulas em regime de seminário, com momentos de exposição e debate. Serão exploradas diferentes metodologias, em particular leituras detalhadas, revisões de literatura sobre os principais domínios em análise, discussão e interpretação de partituras, fonogramas e obras audiovisuais. Serão discutidas questões relacionadas com a construção de projectos de investigação individuais e promovido o debate das apresentações orais previstas.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Presença nas aulas e a participação activa nos debates ao longo do semestre(20%), Um trabalho escrito sobre um aspecto particular do tema do seminário, a discutir com o docente(50%), Uma recensão de um dos textos selecionados para discussão no seminário, que será entregue em versão escrita e apresentada oralmente no seminário(30%)

Conteúdo

Mozart e a construção do génio musical.
A partir da leitura detalhada do livro “Mozart, sociologia de um génio”, de Norbert Elias, serão exploradas diferentes construções da figura de Wolfgang Amadeus Mozart, tanto pela musicologia como em obras de divulgação e de ficção (teatrais e cinematográficas).Essas construções serão examinadas à luz de diferentes análises da sua obra, da sua actividade como intérprete e da sua biografia. Serão explorados diferentes recursos, em particular a correspondência do compositor, assim como os estudos mais recentes sobre a recepção da música de Mozart na sua época e nos anos que seguiram à sua morte, assim como sobre a emergência progressiva do “mito Mozart”, nas suas dimensões de “criança prodígio” e de “músico genial”. Essa exploração será ainda articulada com os desenvolvimentos mais recente na área da sociologia da arte e da música sobre a construção da noção de “génio”.