Temas de Literatura em Português
Objetivos
a) Promover o ensino e a divulgação das literaturas nacionais escritas em português;
b) Promover o estudo comparado de obras fundamentais das diferentes literaturas nacionais escritas em português;
c) Alargar a sensibilidade dos estudantes aos problemas da literatura comparada no âmbito de uma "mesma língua";
d) Ampliar o conhecimento do património literário, dos problemas específicos da literatura e da sua aprendizagem.
Caracterização geral
Código
722091126
Créditos
10.0
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Pedro Serra (org.), 2003. Uma Abelha na Chuva. Uma revisão. Coimbra: Angelus Novus. 2003.
- CALDWELL, Helen, 1960. The Brazilian Ohello of Machado de Assis. A Study of Dom Casmurro, Los Angeles, University of California Press.
- SANTIAGO, Silviano. 1978 «Retórica da Verossimilhança», Uma Literatura nos Trópicos, S. Paulo, Perspectiva.
- Antonio Candido. 2006. Ficção e Confissão. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 3.ª ed. Baptista, Abel Barros Baptista. 2005. O livro agreste. Campinas: Editora da Unicamp.
- Wisnik, José Miguel. 2018. Maquinação do Mundo. Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras.
- Rosenbaum, Yudith. 2002. Manuel Bandeira: uma poesia da ausência. São Paulo: Edusp.
Método de ensino
O seminário funciona combinando sessões de close reading com apresentações de enquadramento orientadas para o tema do seminário. Os alunos são encorajados a apresentar leituras de obras que venham a desenvolver depois no ensaio final.
Método de avaliação
Avaliação - O seminário funciona combinando sessões de close reading com apresentações de enquadramento orientadas para o tema do seminário. Os alunos são encorajados a apresentar leituras de obras que venham a desenvolver depois no ensaio final.(100%)
Conteúdo
O FANTASMA INQUILINO
I
Instigação: a casa e o livro
1. Carlos de Oliveira, Uma Abelha na Chuva: a voz sem dicção;
2. Machado de Assis, Dom Casmurro: a casa de família sem família;
3. Graciliano Ramos, São Bernardo: o pio de coruja sem coruja.
II
Interpelação: fantasma, resto e infância
1. Carlos Drummond de Andrade
2. Manuel Bandeira
3. O guardião fantasma (a partir de Santiago, de João Moreira Salles, 2007)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: