Problemática da Crítica Literária

Objetivos

Serão discutidos tópicos de teoria literária tendo em vista os seguintes objectivos de aprendizagem:
(1) familiarizar os alunos com questões e conceitos fundamentais de teoria literária a partir da análise textual e de problemas de interpretação suscitados por obras literárias, críticas e filosóficas;
(2) assegurar o amadurecimento das suas capacidades analíticas e estimular a teorização a partir de textos literários;
(3) garantir que tal teorização se fundamente a nível textual e seja congruente numa perspectiva filosófica e históricoliterária;
(4) assegurar que os conhecimentos adquiridos se traduzam para uma escrita clara, coerente, rigorosa e relevante.

Caracterização geral

Código

722091133

Créditos

10.0

Professor responsável

Gustavo Maximiliano Florencio Rubim

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Paul de Man, Allegories of Reading. Figural Language in Rousseau, Nietzsche, Rilke and Proust. New Haven e Londres: Yale University Press, 1979.
  • ___________, The Rhetoric of Romanticism, Nova Iorque: Columbia University Press, 1984.
  • ___________, A Resistência à Teoria [The Resistance to Theory, 1986]. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.
  • ___________, O Ponto de Vista da Cegueira [Blindness and Insight, 1971]. Trad. Miguel Tamen. Braga, Coimbra e Lisboa: Angelus Novus & Cotovia, 1999.

Método de ensino

Através de uma exposição teórica e da leitura e análise de textos serão problematizadas em aula questões conceptuais, históricas e retóricas dos textos e tópicos em apreço. Os alunos serão encorajados a debater os seus pontos de vista sobre esses textos e tópicos e ser-lhes-á solicitado que façam, pelo menos, uma apresentação oral.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Apresentação oral(30%), Ensaio final [4500-6000 palavras](70%)

Conteúdo

O programa tratará alguns tópicos fundamentais da crítica e da teoria literária a partir da discussão de um conjunto de ensaios de Paul de Man, apoiada, sempre que necessário, pela análise de alguns dos textos literários comentados pelo autor.
Sessão 1: Apresentação e introdução.
Sessões 2-4: Leituras de O Ponto de Vista da Cegueir:a
«Crítica e crise», «História Literária e Modernidade Literária»,
«Poesia Lírica e Modernidade»
Sessões 5-7: Leituras de A Resistência à Teoria:
«A Resistência à Teoria», «O Regresso à Filologia», «Hipograma e Inscrição»
Sessões 8-10: Leituras de The Rhetoric of Romanticism
— «Wordsworth and Hölderlin».
— «Autobiography as De-Facement».
Sessões 11-13: Leituras de Allegories of Reading
— «Tropes (Rilke)»
— «Reading (Proust)»
— «Allegory of Reading (Profession de foi)»
Sessão 14: Conclusões.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: