Estudos de Literatura Tradicional
Objetivos
a) Refletir sobre o conceito distintivo de literatura tradicional (a tradicionalidade).
b) Perspetivar a literatura tradicional a partir do género romanceiro (origens, cosmopolitismo, persistência e variabilidade).
c) Problematizar os limites do conhecimento do romanceiro de tradição antiga.
d) Aplicar os dispositivos teórico-metodológicos adequados à abordagem da tradição antiga do romanceiro.
e) Avaliar os contributos portugueses para o corpus pan-hispânico.
f) Promover competências para a investigação autónoma no campo da literatura tradicional.
Caracterização geral
Código
722091162
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Dias Sirgado
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- ARAÚJO, Teresa (2014). "A alusão a romances nas letras portuguesas dos séculos XV-XVII", Arbor. Ciencia, pensamiento y cultura, Madrid, CSIC, Vol. 190, N.º 766, pp. 1-11.
- BELTRAN, Vicenç (2020). "Caballero si a Francia ides". Versiones musicales y construcción del romancero em S. Boto, J. A. Cid, P. Ferré et al. (coord.), 'Viejos son, pero no cansan'. Novos estudos sobre o Romanceiro, Coimbra-MadridFaro-Lisboa, 2020, pp. 698-712.
- ______________ (2016). El romancero: de la oralidad al canon, Kassel, Edition Reichenberger.
- MICHAËLIS DE VASCONCELOS, Carolina (1980). Estudos sobre o Romanceiro Peninsular. Romances Velhos em Portugal, Porto, Lello & Irmão Editores.
- PAN-HISPANIC BALLAD PROJECT, https://depts.washington.edu/hisprom/
- PUERTO MORO, LAURA y CORTIJO OCAÑA, ANTONIO (2012). "La ilusión de la literatura popular", eHumanista Vol. 21,https://www.ehumanista.ucsb.edu/volumes/21.
- RELIT-Rom, Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos, https://relitrom.pt/index.php
Método de ensino
A leccionação assenta em aulas expositivas sobre os estudos fundamentais do campo de estudo e na participação discente estimulada pela proposta de trabalhos de investigação.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Apresentação oral e escrita de um estudo com 10 a 15 páginas(60%), Participação nos seminários(40%)
Conteúdo
1. Os debates sobre o conceito de tradicionalidade.
2. O romanceiro: génese, história e diversidade.
a) A complexidade das origens; b) a persistência no tempo e na geografia das línguas peninsulares; c) a heterogeneidade temática e a variação dos romances.
3. O romanceiro antigo: a) limites e possibilidades do conhecimento do corpus; b) relato e versificação; c) linguagem, poética e retórica.
4. Testemunhos de autores portugueses (séculos XV-XVII): a) revisão de Romances Velhos em Portugal
(relitrom.pt); b) aproximações ao repertório memorial e material; c) dois
poemas tradicionalizados de autoria portuguesa; d) dois romances de temática nacional.