Tendências Recentes da Etnomusicologia

Objetivos

a) Identificar e conhecer de forma aprofundada as principais temáticas, metodologias e perspetivas teóricas produzidas no âmbito da Etnomusicologia desde 1990 até à atualidade;
b) Adquirir capacidade para analisar criticamente a literatura produzida no âmbito da disciplina;
c) Desenvolver a capacidade de identificar questões éticas relacionadas com as temáticas abordadas, bem como a aplicação de ferramentas teóricas e metodológicas a casos de estudo concretos;
d) Desenvolver competências de comunicação e disseminação de conhecimento etnomusicológico;
e) Aplicar o conhecimento adquirido na elaboração de um projeto/ensaio de investigação em Etnomusicologia.

Caracterização geral

Código

722021030

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro Miguel Meio-Tostão Roxo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Bendix, R., Eggert, A., & Peselmann, A. (Eds.) (2012). Heritage regimes and the state. Universitätsverlag Göttingen.
  • Berger, H, M., & Stone, R. M. (Eds.) (2019). Theory for Ethnomusicology: histories, conversations, insights. Taylor and Francis.
  • Côrte-Real, S. J. (Ed.) (2010). Revista Migrações (Música e migração), 7.
  • Diamond, B., & Castelo-Branco, S. (Eds.) (2021). Transforming Ethnomusicology (2 vols.), Oxford UP.
  • Freitas, M. R. de, & Carvalho, J. S. (2022). Performing a culture, staging the revolution: Choral singing and traditional music as nation-building tropes in post-colonial Mozambique. Nations and Nationalism, 28(1), 211-230.
  • Nettl, B. (2015). The Study of Ethnomusicology: Thirty-three discussions. University of Illinois Press.
  • Rice, T. (2017). Modelling Ethnomusicology. Oxford UP.
  • Stokes, M. (2004). Music and the global order. Annual Review of Anthropology, 33, 47-72.

Método de ensino

A unidade curricular é ministrada em regime de seminário pelo docente responsável e por convidados especialistas (3h), e através de tutorias que visam prestar apoio à realização dos trabalhos a serem avaliados (1h).
Cada sessão temática divide-se em três partes:
1. Apresentação da temática e identificação das principais tendências teóricas, metodológicas, autores e publicações associadas;
2. Apresentação de um caso de estudo, correspondendo, idealmente, à investigação desenvolvida pelo especialista convidado;
3. Discussão de textos, procurando identificar, entre outros aspetos, os desafios e questões éticas associados à temática em análise.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Bibliografia comentada de cinco publicações recentes (1 página por publicação)(20%), Participação e apresentação de textos(30%), Projeto/ensaio de investigação em Etnomusicologia: apresentação e discussão num colóquio (20%) e entrega do documento final (30%,15 páginas)(50%)

Conteúdo

1. Etnomusicologia na viragem para o século XXI: teorias, métodos e trajetórias de investigação
2. Quem somos? Música e identidades
3. Imaginação global e o estudo da World Music
4. Políticas de festividade em tempos de pandemia
5. Música e migração forçada
6. Em género de distorção: o caso das mulheres do Rock em Portugal
7. Jazz e género: a etnografia dialógica como ferramenta etnomusicológica
8. Como construir uma nação através do som?: o caso de Moçambique
9. Música e dinâmicas sexuais: "a performance do transformismo" e o "engate enquanto performance"
10. Turistificação, ambientes sonoros e transformação urbana
11. Teorizar o património musical
12. Transformar a Etnomusicologia: desafios e propostas para o futuro
13. Colóquio com apresentações dos alunos