O Espaço das Migrações: da Integração Local aos Arquipélagos Migratórios
Objetivos
a) Capacidade para discutir conceitos fundamentais relacionados com a geografia global das migrações, a circulação de migrantes e a sua organização;
b) Capacidade de formular propostas de pesquisa em cidades multi-étnicas;
c) Capacidade para assessorar organismos políticos e administrativos na definição de políticas de intervenção
d) Compreender a situação e a dinâmica da posição de Portugal no quadro global das migrações internacionais
Caracterização geral
Código
722081075
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
- Arbaci, S. (2019). Paradoxes of segregation. Housing systems, Welfare regimes and ethnic residential change in Southern European cities. Wiley Blackwell.
- Baubock, R. & Faist, Th. (2010). Diaspora and transnationalism. Concepts, theories and methods. IMISCOE.
- Castles, S., Haas, H. & Miller, M. (2020). The age of migration (5th ed.). Guilford Publications. King, R. (2012). Theories and typologies of migration: an overview and a primer. Working Papers in International Migration and Ethnic Relations 3/12, Malmö University.
- Malheiros, J.; Fonseca, L. (coords.) (2011). Acesso à habitação e problemas residenciais dos imigrantes em Portugal.
- ACIDI. O’Reilly, Z. (2019). The In-Between Spaces of Asylum and Migration: A Participatory Visual Approach. Palgrave Macmillan.
- Peixoto, J. et al. (2016). Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa. Gradiva.
- Withol de Wenden, C. (2021). Atlas des migrations. Des solidarités à construire (6ª ed.). Autrement.
Método de ensino
Aulas expositivas, debates sobre temas específicos e apresentação dos trabalhos pelos alunos. Realização de uma visita de estudo à área da Mouraria e Martim-Moniz (Lisboa).
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Assiduidade dos estudantes, qualidade das intervenções nos debates realizados nas aulas e apresentações(15%), Recensão de um artigo sobre temáticas leccionadas(20%), Trabalho final, que tanto pode ser um ensaio de revisão bibliográfica como um estudo empírico(65%)
Conteúdo
1. A Geografia global das migrações contemporâneas: mudanças e continuidades
1.1.Os grandes sistemas migratórios: declínios e emergências
1.2. Os fluxos de refugiados e o seu significado
1.3. A importância crescente dos movimentos de profissionais qualificados
1.4. Outras mobilidades: feminização das migrações, circulação de estudantes e de \"sun seekers\"
1.5. Migração em cadeia, reagrupamento familiar e vai-e-vem migratório
2. Diásporas e comunidades transnacionais
2.1.Comunidades transnacionais e Estado-nação: tensões e vantagens
2.2.O significado cultural e económico das comunidades transnacionais
2.3. Os portugueses no exterior - uma comunidade transnacional?
3. Migrantes e metrópoles
3.1. A dimensão étnica das metrópoles contemporâneas
3.2. A segregação espacial dos migrantes: a questão dos guetos e dos bairros étnicos
3.3. O desenvolvimento de enclaves étnicos de base económica
3.4. Intervir em cidades multi-étnicas
4. Inovação social e inserção sócioespacial dos migrantes
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: