Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos processos históricos, económicos e sociais de construção de um conjunto de estruturas que caracterizam a sociedade portuguesa tal como ela se configura na actualidade.
2. Capacidade de problematizar e analisar estruturalmente a sociedade portuguesa contemporânea, a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis.
3. Capacidade de relacionar os problemas da sociedade portuguesa contemporânea com as dinâmicas económicas e sociais de longa duração.
4. Capacidade de relacionar as escalas macro e micro dos problemas.
5.Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa dos conhecimentos e resultados da análise e da problematização elaboradas.
Caracterização geral
Código
01100111
Créditos
6.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Barreto, A. (1995). Portugal na periferia do centro: mudança social, 1960-1995. Análise Social, 134, pp. 841-855.
Godinho, V.M. (1975). Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia (2ª ed.).
Justino, David (2023). Dualismos múltiplos e modernidade confinada Em Ensaios sobre o dia seguinte. O Mundo, Portugal e aeducação(pp. 183-203). Almedina.
Pinto, A.C. (ed.) (2005). Portugal contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.
Reis, Jaime (1993), O Atraso Português em Perspectiva Histórica, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Santos, B.S. (ed.) (1993). Portugal: Um retrato singular. Porto, Afrontamento.
Sedas Nunes, A. (1964). Portugal, sociedade dualista em evolução. Análise Social. no7-8, pp. 407-462Viegas, J.M.L. & Costa, A.F. (1998). Portugal, que modernidade? Oeiras: Celta.
Método de ensino
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade problematizar e de pensar cientificamente os problemas estruturais da sociedade portuguesa através de cinco domínios privilegiados de análise. Cada um desses domínios será dissecado através de uma abordagem sociométrica que lhes forneça os parâmetros susceptíveis de construir uma visão fundamentada, situada e comparada dos problemas estruturais . O recurso à informação estatística será privilegiado para confrontar as ideias e teses que têm sustentado as diferentes visões do atraso e dos bloqueios ao desenvolvimento de Portugal.
Método de avaliação
a) Exercícios escritos presenciais individuais de discussão de conceitos e interpretação de dados. Serão realizados três exercícios ao longo do semestre e será contabilizada a média das duas classificações mais elevadas (35%).
b) Trabalho de projeto em grupo desenvolvido ao longo do semestre com acompanhamento(65%). Resultará na produção de um relatório com uma parte infográfica, contabilizando-se o draft inicial (30%) e o relatório final (70%).
Para conclusão é obrigatória a entrega de todos os elementos de avaliação (três exercícios escritos individuais e relatório). Nota: Para os alunos com estatuto de trabalhador-estudante devidamente comprovado, a carga de trabalho e os elementos de avaliação são idênticos; o trabalho de projeto pode ser realizado de forma individual e em caso de necessidade devem ser combinadas estratégias para compensar as faltas justificadas.
Para assegurar um controlo eficaz de eventuais fraudes académicas, a docente reserva-se o direito de, após a produção de todos os elementos previstos, convocar alunos para reuniões com discussão oral, individuais ou em grupo. Esta reunião poderá ter impacto na classificação atribuída.
Conteúdo
0. Apresentação, linhas orientadoras e problemas fundamentais.
1. População, povoamento e território
2. Atividade, emprego e capital humano
3. Economia e desenvolvimento
4. Estruturas sociais: grupos e dinâmicas
5. Estado, configurações políticas e modos de regulação social e política
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: