Problemáticas em Filosofia

Objetivos

a) Conhecimentos aprofundados de problemas nucleares de diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica
b) A capacidade de analisar de forma aprofundada problemas nucleares relativos ao cruzamento e interferênciarecíproca entre diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica
c) Conhecimentos aprofundados de problemas nucleares em diferentes correntes da história da Filosofia e dainvestigação filosófica atual
d) A capacidade de relacionar e confrontar de forma aprofundada diferentes correntes da história da filosofia e dainvestigação filosófica atual
e) Conhecimentos aprofundados de problemas de fronteira ou problemas nucleares de cruzamento interdisciplinarentre a investigação filosófica e outros domínios de investigação
f) Competências para identificar, formalizar e analisar criticamente os diversos tipos de problemas citados, desenvolvendo iniciativas autónomas de investigação e aprofundamento, que satisfaçam os mais elevados padrões de exigência e rigor.

Caracterização geral

Código

73203101

Créditos

10.0

Professor responsável

João Manuel Pardana Constâncio

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BRANDOM, R.B., (2002). Tales of the Mighty Dead, Historical Essays in the Metaphysics of Intentionality, Cambridge, Massachussetts & London, England: Harvard University Press


HEIDEGGER, M., (1927). Sein und Zeit, Hamburg: Max Niemeyer Verlag


HEIDEGGER, M., (1997). Die Grundprobleme der Phänomenologie, Gesamtausgabe GA 24, Frankfurt a. M.,: Vittorio Klostermann


HAUGELAND, J.,"Truth and Rule Following", in: Having Thought, Essays in the Metaphysics of Mind, Cambridge, Massachussetts & London, England: Harvard University Press, pp. 366


PIPPIN, R. B., (2013). After the Beautiful, Hegel and the Philosophy of Pictorial Modernism


PIPPIN, R. B., (2020). Filmed Thought: Cinema as Reflective Form, Chicago & London: The University of Chicago Press


PIPPIN, R. B., (2021). Philosophy by Other Means, Form, Chicago & London: The University of Chicago Press


PIPPIN, R. B., (2024). The Culmination. Heidegger, German Idealism, and the Fate of Philosophy, Chicago & London: The University of Chicago Press


SELLARS, W., [1972](2007). "...this I or he or it (the thing) which thinks...", in: Sellars, W., In the Space of Reasons, Selected Essays of Wilfrid Sellars, ed. Sharp, K., & Brandom, R., Cambridge, Massachussetts & London, England: Harvard University Press, pp. 411-436


TRILLING, L., (1971). Sincerity and Authenticity, Cambridge, Massachussetts & London, England: Harvard University Press


WILLIAMS, B., (2002). Truth and Truthfulness, Princeton & Oxford: Princeton University Press

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e práticas com o mesmo peso lectivo. As aulas práticas têm como objecto o comentário e discussão dos textos filosóficos em causa no curso.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por Ensaio escrito como Prova de Frequência (80%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).

Conteúdo

O curso consistirá numa reflexão sobre o problema filosófico da relação entre veracidade e autenticidade. A análise de possibilidades como "ser verdadeiro consigo mesmo", "ser verdadeiro com os outros", ou "ser verdadeiramente si mesmo" — mas também de, por exemplo, um filme conter em si uma "verdade" sobre a existência humana — faz perguntar pelos limites da verdade proposicional enquanto verdade sobre objectos, bem como por aquilo que possa haver de distintivo — nomeadamente, o que possa haver de não-objectificável — na existência humana. Por um lado, o curso focar-se-á nas noções heideggerianas de "Existência" (como "modo de ser" distinto do modo de ser de tudo o que é objectificável) e "autenticidade"/"inautenticidade", por outro procurará questionar o pensamento de Heidegger não apenas a partir da sua relação como Platão, Kant, Hegel, Kierkegaard ou Nietzsche, mas também a partir de filósofos contemporâneos como Bernard Williams, Wilfrid Sellars, Robert Brandom ou John Haugeland. Neste quadro, será particularmente importante o estudo da obra do filósofo americano Robert B. Pippin. — o qual leccionará a última sessão do curso (no dia 13 de Dezembro), dedicando-a ao tema: "Truth in Cinema: A Heideggerian View".