Análise e Teoria Musical - de 1600 a 1750

Objetivos

a) Conhecer as principais técnicas de composição do Barroco;
b) conhecer os géneros e formas musicais de diversas dimensões e nível de complexidade;
c) compreender os critérios teóricos que fundamentam o pensamento e a prática musical da época;
d) adquirir competências para proceder ao enquadramento histórico, estático e estilístico do repertório do Barroco;
e) desenvolver a capacidade de sintetizar as conclusões da análise de uma obra musical desta época.

Caracterização geral

Código

711021074

Créditos

6.0

Professor responsável

Svetlana Yurievna Poliakova

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Buelow, G. J. (Ed.) (1994). The Late Baroque Era: From the 1680 to 1740. Prentice-Hall.


Cook, N. (1987). A Guide to Musical Analysis. Oxford University Press.


Hatten, R. S. (2018). A theory of virtual agency for Western Art Music. Indiana University Press.


Heller, W. (2013). Music in the Baroque. Norton.


Hill, J. W. (2005). An anthology of Baroque music. Norton.


Hill, J. W. (2005). Baroque music: Music in Western Europe 1580-1750. Norton.


Howard, A. (2019). Compositional artifice in the music of Henry Purcell (Musical Performance and Reception). Cambridge University Press.


Hutchings, A. (1978). The Baroque Concerto. Faber and Faber.


Taruskin, R. (2009). The Seventeenth and Eighteenth Centuries (Vol.2, Series The Oxford History of Western Music). Oxford University Press.

Método de ensino

As aulas consistem em 1. componente teórica que prevê a exposição por parte do docente de repertório e das respetivas questões históricas, teóricas e analíticas, e 2. componente prática, que inclui exercícios de análise realizado pelos alunos em aulas e fora do tempo letivo, individualmente ou em grupos. A exposição de elementos do programa pelo professor conta com a utilização de ferramentas audiovisuais, de uma coletânea de partituras, e de vídeos acessíveis em plataformas de streaming. No âmbito da componente prática, é solicitado aos alunos que comentem audições e/ou visionamentos de obras e que participem na discussão sobre a análise das obras musicais em estudo. Serão pedidos pequenos trabalhos escritos ou apresentações orais ao longo do semestre.

Método de avaliação

Avaliação Contínua

Dois testes que combinam elementos teóricos e analíticos (30% + 40%) - 70.0%

Apresentação contínua de trabalhos escritos e orais - 30.0%

Conteúdo

1. Introdução aos princípios analíticos aplicáveis ao repertório Barroco. Apresentação de técnicas de análise assumidas na u.c.
2. Linguagem multidimensional da obra musical da época. Prima prattica e seconda prattica, modalismo e tonalidade, polifonia ehomofonia, baixo contínuo, estilo livre de contraponto, ritmo irregular e organização em compassos, escrita idiomática, improvisação eobbligato; técnica composicional e afectos. Sistemas de pensamento teórico e a respetiva bibliografia.
3. Géneros instrumentais: a) tecla: ricercare, fuga, cânone; prelúdio, tocata,
fantasia; sonata, suite; b) orquestra: concerto grosso; concerto de solista;
sinfonia; suite.
4. Géneros vocais: motete; madrigal; aria-da-capo.
5. Géneros vocais e instrumentais: concerto sacro; cantata de câmara; cantata
religiosa, oratória, paixão; ópera.
6. Questões de interpretação e execução da música barroca. Interpretação historicamente informada.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: