Formação Musical 1

Objetivos

a) Adquirir e consolidar conhecimentos de teoria musical;
b) desenvolver técnicas de aplicação dos conhecimentos através da escrita musical;
c) desenvolver técnicas básicas de aplicação dos conhecimentos ao teclado de piano;
d) consolidar as práticas de entoação musical dos elementos da teoria;
e) desenvolver técnicas de reconhecimento auditivo de elementos teóricos utilizando exemplos de diversos géneros musicais.

Caracterização geral

Código

711021089

Créditos

3.0

Professor responsável

Svetlana Yurievna Poliakova

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Bennett, R. (1990). Elementos básicos da música (M. T. de Resende Costa, Trans.). Jorge Zahar Editor. (Original work published 1984).


Bochmann, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Juventude Musical Portuguesa.


Cardoso, C. (2016). Teoria do jazz. Chiado Editora.


Fão, A. (1960). Teoria musical. Sasseti.


Gordon, E. (2013). Tune/rhythm. Chant fusions for listening. GIA Publications.


Hall, A. C., & Urban, T. (2018). Studying rhythm (4th ed.). Pearson.


Huessenstamm, G. (1987). The Norton manual of music notation. Norton.


Michels, U. (2003). Atlas de música (Vol. 1). (A. M. Cardo, F. Pinho, J. Simões, R. M. Puga & S. Mendes, Trans.). Gradiva. (Original workpublished 1977).


Michels, U. (2007). Atlas de música (Vol. 2). (A. M. Cardo, F. Pinho, J. Simões & S. Mendes, Trans.). Gradiva

Método de ensino

As aulas consistem em 1. componente teórica que prevê a exposição por parte do docente de elementos programáticos do conteúdo da UC, e 2. componente prática que inclui a realização de exercícios 2.1) auditivos, 2.2) escritos, 2.3)entoados e cantados e 2.4) executado são piano; 2.5) exercícios baseiam-se no material didático publicado, inclusive online, e da coleção de exercícios elaborados por professores responsáveis pela UC. 3. Aulas teóricas e práticas contam com 3.1 recurso a ferramentas audiovisuais, como projeção de slides, 3.2 consulta de exemplos em plataformas de streaming, 3.3 consulta de bibliografia teórica e didática e 3.4 de texto musical (partituras).

Método de avaliação

Método de avaliação consiste em:


a) 5 testes breves, com consulta (mas sem acesso a internet) realizados nas aulas planárias; as datas estabelecem-se com uma semana de antecedência (50%).


b) teste final, realizado na última aula prática (50%).


Os alunos cujo teste de aferição no início do período demonstra domínio da matéria inferior a 50 %, sujeita-se ao regime de frequência obrigatória (minimum 75% de horas letivas); tolerância de atraso - 10 min.

Conteúdo

1. Introdução à teoria da música: conceitos, questões metodológicas, terminológicas e históricas.
2. Métrica e ritmo. a) Pulsação; tempos; compassos; introdução à sintaxe musical. b) Notação do ritmo.
3. Altura do som. a) Panorama de tipos de afinação na música profissional e tradicional nas diversas regiões do mundo. b)Tradição erudita ocidental: afinação temperada, tom e meio-tom, enarmonia, escala cromática; c) Sistemas de solmização; d) Escrita: pentagrama, claves, sinais de alteração.
4. Teclado do piano como representação visual dos conceitos teóricos. Introdução às bases funcionais e interpretativas.
5. Tonalidades, maior e menor; escalas relativas; ciclo das quintas, armações de clave.
6. Intervalos melódicos e harmónicos, dentro da oitava e os que excedem a oitava, diatónicos e cromáticos. Inversão de intervalo.
7. Acordes. Tríades e suas inversões. Acordes de sétima e suas inversões. Notas melódicas alheias aos acordes.
8. Funções harmónicas; cadências; introdução a modulação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: