Filosofia Antiga

Objetivos

a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.

b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.

c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.

d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.

e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.

f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.

g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.

h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão de questões filosóficas actuais.

Caracterização geral

Código

711031059

Créditos

6.0

Professor responsável

António Jorge de Castro Caeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

 


Aristóteles: Categorias, De Interpretatione, Física, Metafísica


Platão: Banquete, Fédon, Fédro, República, Sofista


2002: A Areté como Possibilidade Extrema do Humano. Fenomenologia da Práxis em Platão e Aristóteles. INCM. Lisboa.


2019: ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. 6ª Edição. Quetzal. Lisboa. (1ª ed.: 2002)


2016: Caeiro, António de Castro. “Plato’s Gorgias Eschathological myth”. In Maria José Velasquez, Greek Philosophy and Mystery Cults, (pp. 51-68). Oxford, OUP.


2014: ARISTÓTELES. Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa, INCM.


 

Método de ensino

(A) A maior parte das aulas são de exposição com espaço para a intervenção livre e obrigatória dos alunos, para o esclarecimento da leitura de passagens relevantes dos textos em análise. (B) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador). (C) Por fim, algumas aulas consistem na discussão, com os alunos, de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.

Método de avaliação

Uma prova no final do semestre desdobrada em dois dias. 100% (50% cada parte).


 

Conteúdo

FILOSOFIA ANTIGA: O projecto da ontologia em Aristóteles e Platão. Introdução ao problema do acesso à sophia (sabedoria, inteligibilidade) (Aristóteles: Metafísica I. 1-2, III, 1-4, V). O problema do ser (o que é enquanto algo é ‘to on hēi on) (III, 1-3, V). A diferença entre ser acidentalmente (VI, 2-3) e ser verdadeiro (VI, 4). O Problema da substância (VII e VIII), acto e potência (IX). A articulação do que é enquanto algo é na sua identificação categorial (Categorias), a relação entre “sentido” e “referente” (De interpretatione). A constituição de horizontes diferentes de investigação do ser de entes diferentes: Ética a Nicómaco (VI) e Física  revisão dos problemas em Platão: A constituição do acesso compreensivo em comparação com outras formas de acesso necessárias mas não suficientes para a inteligibilidade de uma coisa (Fédon). A diferença entre verdade e aparência (República X). A constituição do sentido como forma teleológica retroativa e retrospectiva do sentido (Fédon, República X). Aspectos platónicos de crítica a Aristóteles: os géneros supremos do Sofista. A radicalização da pergunta pelo saber como erōs (Banquete). 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: