História do Egipto Antigo

Objetivos

1. Relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Egipto Antigo e concebê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer o contexto político, social, económico, religioso e cultural do Egipto Antigo;
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas relativos aos temas estudados;
4. Conhecer os principais documentos históricos, ser capaz de os analisar e interpretar, integrando-os no seu contexto histórico;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, demonstrando reconhecer os principais conceitos e a terminologia adequada.

Caracterização geral

Código

711051102

Créditos

6.0

Professor responsável

Ronaldo Guilherme Gurgel Pereira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • AGUT - LABORDÈRE, D.; MORENO GARCIA, J. C., L'Égypte des pharaons - de Narmer, 3150 av. J.-C. à Dioclétien, 284 ap. J.-C., Paris, Belin, 2016.
  • HOFFMEIER, J. K., Akhenaten and the Origins of Monotheism, Oxford, Oxford University Press, 2015.
  • KEMP, B., Ancient Egypt: Anatomy of a Civilization, London: Routledge, 2018
  • Lopes, M.H.T.; Almeida, I; Rosa, M. F. (eds.), Antiquity and Its Reception - Modern Expressions of the Past, London, Intech, 2020.
  • LOPES, M.H.T., Estudos de Egiptologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003.
  • LOPES, M.H.T., O Egipto Faraónico – guia de estudo, Lisboa, Ed. Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003.
  • LOPES, M.H.T., "Os rostos do combate no Egipto Antigo" in Revista FCSH, 16, Lisboa, Ed. Colibri, 2005.
  • LOPES, M.H.T., "Os Prazeres no Médio Oriente Antigo" (ed.) in Estudos Orientais IX, Lisboa, Instituto Oriental, 2006.
  • LOPES, M.H.T., "A Produção Literária no Egipto antigo – as palavras de Thot ao serviço dos homens" in O reino, as ilhas e o mar oceano – estudos em homenagem ao Prof. Doutor A. Teodoro de Matos, vol. I, Lisboa, CHAM, 2007.
  • LOPES, M.H.T., "A Educação Urbana no Egipto Antigo" in Olhares sobre a História. Estudos oferecidos a Iria Gonçalves. Lisboa, Caleidoscópio, 2009.
  • LOPES, M.H.T., "Ramses II and the art of Narrating History" in Thinking Symbols. Interdisciplinary Approaches, Pultusk Academy of Humanities, 30 June- 2 July 2015, Pultusk, Acta Archaeologica Pultuskiensia, 2017.
  • LOPES, M. H.T. "As primeiras greves da História" – os trabalhadores de Deir el-Medina e o reinado de Ramsés III” João Luís Cardoso; José das Candeias Sales (eds.), In Memoriam. Estudos de Homenagem ao Professor António Augusto Tavares, Lisboa, Universidade Aberta, 2018.
  • LOPES, M. H. T., "A Problemática da Nomeação no Egito Antigo – Império Novo" in Anderson Zalewski Vargas; Katia M. P. Pozzer; Luís Carlos dos P.
  • Martins (org.), Língua e Linguagem no Mundo Antigo, Porto Alegre, RS, Editora Fi, 2018
  • LOPES, M. H. T. "Hatchepsut (Maatkaré): uma mulher no trono das “Duas Terras" In Rede, Marcelo (org.) Vidas Antigas. Ensaios Biográficos da Antiguidade. São Paulo: Intermeios, 2019
  • LLOYD, A. B. (ed.), Ancient Egypt. State and Society, Oxford, Oxford University Press, 2014.
  • WEBGRAFIA
  • Sites de Recursos em Egiptologia
  • Egiptologia da nova
  • http://www.egiptologia-da-nova.com/ÆGYPTOLOGUS
  • https://aegyptologus.com/Egyptology ressources
  • http://www.fitzmuseum.cam.ac.uk/er/

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e aulas práticas.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Dois elementos de avaliação escritos: um teste e um trabalho. -Avaliação do desempenho individual nas aulas práticas(100%)

Conteúdo

Um programa é um itinerário...
1. Sentir o espaço – escutar os homens
1.1. Conceitos: tempo e espaço
1.2. O pensamento mítico e a abordagem simbólica1.3. Os sinais da terra: fronteiras naturais; o Nilo e as suas mensagens; as “Duas Terras” ; Recursos Naturais e actividades económicas
2. O que é Educação? O que é uma Escola?
2.1. A Educação no Egipto Antigo: escolas, professores, estudantes.
3. A Arte como narrativa da História. O caso particular da pintura3.1. De Picasso a Paula Rego:
uma viagem pelo imaginário artístico no Antigo Egipto
4. Os ritmos da História
4.1. Conceito de História. Cronologia(s) e Genealogia(s).4.2. A Periodização:
4.2.1. Dinastia Zero
4.2.2. Época Arcaica ou Período Tinita
4.2.3. Império Antigo
4.2.4. Primeiro Período Intermédio
4.2.5. Império Médio
4.2.6. Segundo Período Intermédio
4.2.7. Império Novo
4.2.8. Terceiro Período Intermédio
4.2.9. Época Baixa
4.2.10.Período Macedónico
4.2.11.Período Ptolemaico
4.2.12.Período Romano
5. O Estado Faraónico
5.1. O Faraó - origem divina da realeza e sua integração cósmica: a transmissão da realeza e o jubileu real
5.2. A estrutura social
5.3. A família: do enamoramento à “fundação de uma casa” 5.4. As modalidades do quotidiano: a alimentação, a moda, as festas – a música e a dança - os jogos
6. O Universo Religioso
6.1. As cosmogonias, a criação e o tempo
6.2. O divino: do Demiurgo à pluralidade. O fenómeno do sincretismo religioso. As histórias dos deuses
6.3. O regresso à unidade: a proposta de Akhenaton

6.4. O culto: o léxico dos ritos. O culto quotidiano e as liturgias solenes.

6.5. O homem e o divino: conceito de homem e conduta de vida – a “ordem de Maat”. A “piedade” ou “religião pessoal”.

6.6. A magia.

6.7. “Vencer a morte”: crenças, rituais e textos funerários. As representações do Além. O culto funerário

7. Expressões da vida intelectual

7.1. Ao encontro dos “pequenos desenhos animados”: da língua à escrita

7.2. Exploração do pensamento científico: fundamentos. As ciências – a medicina, a matemática e a astronomia

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: