História da Construção do Brasil

Objetivos

1. Conhecer as principais etapas da colonização portuguesa do Brasil, desde o início do século XVI até à independência (1822);
2. Compreender a história da construção da América Portuguesa como o resultado da interacção de dinâmicas políticas, económicas e sociais, próprias de cada conjuntura, no quadro do império português;
3. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas dos temas estudados;
4. Ser capaz de analisar e interpretar documentos históricos, compreendendo-os no seu contexto histórico;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina;

Caracterização geral

Código

711051109

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro António Albuquerque e Castro de Almeida Cardim

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

  • - Alencastro, Luís Filipe, O Trato dos Viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul, São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
  • - Bethell, L. (coord.), América Latina Colonial, vols. I e II da História da América Latina, São Paulo, Editora da Universidade de S. Paulo, 1998-1999.
  • - Bettencourt, Francisco e Curto, Diogo Ramada (co-editor), The Portuguese Oceanic Expansion, 1400-1800, Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
  • - Couto, Jorge, A Construção do Brasil, Lisboa, Edições Cosmos, 1995.
  • - Schwartz, Stuart B., Segredos internos. Engenhos e Escravos na Sociedade Colonial, São Paulo, 1985

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático. Para além de exposições teóricas, a participação oral dos alunos será promovida no contexto da exploração e comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Será feito uso sistemático de suportes informáticos.

Método de avaliação

Avaliação continua - A avaliação contempla duas provas escritas, realizadas na aula, com a ponderação de 50% na nota final. O desempenho oral nas aulas práticas será também avaliado e contará para a nota final.(100%)

Conteúdo

I. O «continente» do Brasil: caracterização geográfica. As sociedades indígenas.
2. A colonização portuguesa e as primeiras soluções de enquadramento político-administrativo.
3. O expansionismo luso-brasileiro e o papel da fronteira.
4. As estruturas económicas. A agricultura de exportação (açúcar e tabaco). O Brasil nas redes de comércio do Atlântico Sul.
5. O ciclo mineiro. As mudanças no padrão de colonização.
6. A sociedade colonial.
7. A reorganização imperial (1750-1808). Novas fronteiras, reorganização administrativa e reorganização económica
8. A ruptura do sistema colonial.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: