História Cultural e das Mentalidades Moderna
Objetivos
a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados
c) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna
e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Moderna
Caracterização geral
Código
711051118
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel de Lemos Carvalhão Buescu de Vasconcelos e Sousa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
- La Renaissance, Un big bang culturel, Les Collections de l’Histoire, nº 43, 2009BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
- DELUMEAU, Jean – A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 2007
- COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
- CHAUNU, Pierre – Tempo das Reformas, I – A Crise da Cristandade, II – A Reforma Protestante, Lisboa, Edições 70, 1993
- MARTIN, Henri-Jean e Lucien FEBVRE – O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
- MONTEIRO, João Gouveia – “Orientações da cultura da corte na primeira metade do século XV (a literatura dos Príncipes de Avis)”, Vértice, 2ª s., nº 5, Ag. 1988, pp. 89-103
- MULLET, Michael – A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985
- SARAIVA, António José – História da Cultura em Portugal, II, Lisboa, Jornal do Foro, 1955
Método de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, na proporção de 70% e 30%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente.
As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos escritos, iconografia e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos
Método de avaliação
Avaliação continua - Duas provas escritas; avaliação do desempenho oral nas aulas práticas(100%)
Conteúdo
I – Humanismo e Renascimento
1.O “mito” do Renascimento
2.Redes e lugares: as cidades italianas e a eclosão de uma cultura nova
3.Humanismo e tradição clássica: o paradigma Antigo
4.Do centro à periferia: humanismo e Renascimento em Portugal
II – A “galáxia Gutenberg”
1.A imprensa e a multiplicação do livro
2.Itinerários da expansão europeia da arte tipográfica
3.A imprensa em Portugal no século XVI
III – Reforma e Reformas
1.A Cristandade nos alvores do século XV
2.Erasmo de Roterdão (c. 1467-1536) e o humanismo cristão
3.Da Igreja às Igrejas. A Reforma luterana e o fim da Cristandade
4.A Igreja de Roma: o Concílio de Trento (1545-1563) e o traçar dos novos caminhos da catolicidade