História Cultural e das Mentalidades Moderna

Objetivos

a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII

b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados

c) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época

d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna

e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Moderna

Caracterização geral

Código

711051118

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Isabel de Lemos Carvalhão Buescu de Vasconcelos e Sousa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

  • La Renaissance, Un big bang culturel, Les Collections de l’Histoire, nº 43, 2009BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
  • DELUMEAU, Jean – A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 2007
  • COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
  • CHAUNU, Pierre – Tempo das Reformas, I – A Crise da Cristandade, II – A Reforma Protestante, Lisboa, Edições 70, 1993
  • MARTIN, Henri-Jean e Lucien FEBVRE – O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
  • MONTEIRO, João Gouveia – “Orientações da cultura da corte na primeira metade do século XV (a literatura dos Príncipes de Avis)”, Vértice, 2ª s., nº 5, Ag. 1988, pp. 89-103
  • MULLET, Michael – A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985
  • SARAIVA, António José – História da Cultura em Portugal, II, Lisboa, Jornal do Foro, 1955

Método de ensino

Aulas de carácter teórico e prático, na proporção de 70% e 30%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente.
As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos escritos, iconografia e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos

Método de avaliação

Avaliação continua - Duas provas escritas; avaliação do desempenho oral nas aulas práticas(100%)

Conteúdo

I – Humanismo e Renascimento
1.O “mito” do Renascimento
2.Redes e lugares: as cidades italianas e a eclosão de uma cultura nova
3.Humanismo e tradição clássica: o paradigma Antigo
4.Do centro à periferia: humanismo e Renascimento em Portugal
II – A “galáxia Gutenberg”
1.A imprensa e a multiplicação do livro
2.Itinerários da expansão europeia da arte tipográfica
3.A imprensa em Portugal no século XVI
III – Reforma e Reformas
1.A Cristandade nos alvores do século XV
2.Erasmo de Roterdão (c. 1467-1536) e o humanismo cristão
3.Da Igreja às Igrejas. A Reforma luterana e o fim da Cristandade
4.A Igreja de Roma: o Concílio de Trento (1545-1563) e o traçar dos novos caminhos da catolicidade

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: