História da Índia

Objetivos

a)Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a História da Índia e compreender a respectiva importância.
b)Compreender as especificidades civilizacionais da Índia.
c)Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d)Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos temas abordados

 

Caracterização geral

Código

711051149

Créditos

6.0

Professor responsável

Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

- HULIN, Michel e KAPANI, Lakshami, «O Hinduísmo», in As Grandes
Religiões do Mundo, dir. Jean Delumeau, Lisboa, Editorial Presença, 2002, pp.
339-412. 
- ROBERT, Jean-Nöel e WIJAYRATNA, Möhan, «O Budismo», in As
Grandes Religiões do Mundo, dir. Jean Delumeau, Lisboa, Editorial Presença,
2002, pp. 429-505. 
- STEIN, Burton, A History of India, ed. David Arnold, 2ª ed., s.l., Wiley-
Blackwell, 2010.

Método de ensino

Aulas teóricas baseadas em exposições magistrais por parte da docente. Aulas
práticas baseadas na discussão de temas por parte dos alunos, sob orientação
da docente, com recurso à apresentação, análise e comentário de fontes,
textos historiográficos, produtos audiovisuais, mapas e outros materiais
iconográficos.

 

Método de avaliação

Método de avaliação


 


Realização de dois testes escritos - 50.0% cada

Conteúdo

I. O mundo indiano: geografia e povos
II. Os primórdios: da "falsa partida" no vale do Indo às invasões arianas
III. A organização e a diferenciação social
IV. As religiões dármicas: origens, desenvolvimentos e sincretismos
V. Dos primeiros estados aos primeiros impérios
VI. A islamização: etapas, impacto dos Mogóis e resistências
VII. A construção da Índia Britânica: do tempo das feitorias à era do Raj
VIII. A evolução do nacionalismo indiano e as independências


 


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: