Planificação e Programação Museológica

Objetivos

1. Utilizar os conceitos de plano, programa, programação, projeto , projeto cultural, função de museu, modelo de gestão, rede e sistema, aplicando-os, no universo museológico e patrimonial, segundo um contexto ou caso específico.
2. Caracterizar os princípios metodológicos e as principais fases de planificação e programação museológicas, quer na perspectiva do espaço institucional do museu, quer na do território de intervenção patrimonial e museal.
3. Identificar os principais intervenientes na planificação e programação de uma entidade museal (criação ou renovação), delineando o papel a assumir por cada um desses intervenientes, enquanto exercício prático de exploração das possibilidades de intervenção no desenvolvimento do processo.
4. Perspectivar a programação como processo potenciador da função social do museu, através do uso do seu acervo e/ou colecções, utilizando quer referências de carácter universal, quer no plano museológico nacional. 

Caracterização geral

Código

722051313

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Maria Simões Martins

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • E.P. ALEXANDER, M. ALEXANDER, Museums in Motion. An Introduction to the History and Functions of Museums, New York: Altamira Press, 2008 (2ª ed)
  • M.M.D. CÂNDIDO, Orientações para Gestão e Planejamento de Museus. Florianópolis: FCC, 2014
  • S. CHAUMIER, Altermuséologie. Manifeste expologique sur les tendances et le devenir de l'exposition. Paris: Hermann, 2018
  • J. EIDELMAN (dir.), Inventer des musées pour demain, Rapport de la mission musées XXI e siècle. Paris: La documentation Française, 2017
  • B. LORD, M. PIACENTE, The Manual of Museum Exhibitions, Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2014 (2ª ed)
  • G.D. LORD, B. LORD (ed.), The Manual of Museum Planning. Oxford: AltaMira Press, 2001 (2ª ed)
  • G.D. LORD, K. MARKET, The manual of strategic planning for museums. New York: AltaMira Press,2007
  • N. SIMON, The Participatory Museum. Santa Cruz, California: Museum 2.0., 2010

Método de ensino

Parte das aulas serão constituídas por exposições discursivas do docente e dos discentes, de acordo com o plano de trabalhos e de avaliação. Diversas sessões, de carácter teórico-prático destinam-se à apresentação de trabalho desenvolvido pelos alunos e seus contributos críticos. Serão efetuadas visitas tematicamente integradas no plano de estudos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Apresentação de um diagnóstico a uma entidade ou projeto museal numa vertente de planificação e programação(25%), Assiduidade e Participação(25%), Elaboração de um trabalho escrito decorrente e que desenvolva as conclusões do diagnóstico(25%), Elaboração de uma recensão crítica, no âmbito da bibliografia do seminário (25%)

Conteúdo

1|Breve enquadramento e contextualização da programação museológica na história dos museus e das práticas museais contemporâneas. 
2|Programação museológica, enquadramento legal dos museus e sua credenciação em Portugal.
3| Experiências e exemplos de planificação e (re)programação museológicas.
4|Bibliografia, conceitos e princípios metodológicos da planificação e da programação museológicas.
5|Metodologia(s) e processo(s) de planificação e programação museológica .
5.1|Projeto, plano, investigação e equipa de programação.
5.2|Diagnóstico - análise e avaliação da entidade museal.
5.3|Identidade e razão de ser (criação ou renovação) da entidade museal .
5.4|Elaboração e redacção de programas; sua articulação e interconexão.
5.4.1|Programa institucional, regulamento e modelo de gestão do museu.
5.4.2|Programa de colecções (acervo) e política de incorporações.
5.4.3|Programa de arquitetura e organização funcional.
5.4.4|Programa de comunicação expositiva .