Mediação e Educação em Museus
Objetivos
Dominar uma abordagem teórica e prática dos conceitos e experiências curatoriais e pedagógicas contemporâneas, em museus, centros de arte e espaços não convencionais; conhecer, desenvolver e utilizar instrumentos e estratégias concretos que permitam uma prática informada e problematizadora e uma adequada comunicação com uma grande diversidade de públicos.
Caracterização geral
Código
722051317
Créditos
10.0
Professor responsável
Mariana Ferreira Roquette Teixeira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- S. BARRIGA e S.G. SILVA (coord), Serviços Educativos na Cultura. Porto: Sete Pés, 2007
- J.H. FALK and L.D. DIERKING (eds), Public Institutions for Personal Learning: Establishing a Research Agenda. Washington: American Association of Museums, 1995
- J.H. FALK and L.D. DIERKING, Learning From Museums: Visitor Experiences and the Making of Meaning. New York: Altamira Press, 2000
- F. HERNÁNDEZ, Espigador@s de La Cultura Visual. Otra narrativa para la education de las artes visuais. Barcelona: Octaedro, 2007
- E. HOOPER-GREENHILL, Museums and Education. Purpose, pedagogy and performance. New York: Routledge, 2007
- E. HOOPER-GREENHILL, Museums and Learning in the 21st Century, New York: Routledge, 2007
- S.G. SILVA, "Para além do olhar: a construção de significados pela educação museal", Arte/Educação como Mediação Cultural e Social. São Paulo: UNESP, 2009
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, com conteúdos programáticos sintetizados em apresentações power point e na análise crítica de textos da bibliografia.
As aulas práticas focar-se-ão no desenvolvimento de projetos pensados a partir da investigação, diagnóstico e planeamento das suas diversas fases, incluindo a reflexão e a noção de exequibilidade. Deverá também considerar a comunicação, de modo inclusivo, para diversos públicos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Participação nas sessões de seminário, contribuindo para o aprofundamento dos temas em estudo(30%), Trabalho individual que pode consistir em: 1. Proposta de programação/projeto educativo, com plano completo; 2. Relatório de diagnóstico de uma programação/atividade educativa em Portugal, contextualizando-a no programa da instituição anfitriã; 3. Abordagem a algum dos temas propostas no curso da UC, sob forma de artigo científico(70%)
Conteúdo
Mudanças de paradigma e questões contemporâneas; a função educativa do museu ainda faz sentido?; Quem são os públicos?; experiências, aprendizagens e processos de mediação; Critérios, linhas programáticas, eixos orientadores para desenhar programação; atividades e programas educativos: - formatos e tipologias, ritmos e perfis; Contextos, princípios, tipologias de pensamento e atuação – empowerment e ownership; acesso, inclusão e diversidade.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: