Inventariação e Conservação de Coleções
Objetivos
a) Compreender os conceitos expandidos de inventariação, documentação, conservação e gestão de coleções;
b) Consolidar conhecimentos, métodos e competências teórico-práticas sobre cada uma destas vertentes e das suas boas práticas;
c) Analisar criticamente diferentes tipologias de coleções e contextos institucionais;
d) Diagnosticar, analisar e projectar linhas de acção em documentação e preservação museológica em casos concretos;
e) Aperfeiçoar competências críticas de análise, reflexão e investigação.
Caracterização geral
Código
722051318
Créditos
10.0
Professor responsável
Susana Maria Simões Martins
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- ALEXANDER, Edward P., Mary Alexander, and Juilee Decker. Museums in motion: An introduction to the history and functions of museums. Rowman & Littlefield, 2017 (3a edição);
- ASHLEY-SMITH J. 1999. Risk Assessment For Object Conservation. Oxford: Butterworth-Heineman;
- BOYLAN, Patrick J., Running a museum: a practical handbook. International Council of Museums;
- BUCK, Rebecca A., and Jean Allman Gilmore, eds. Museum Registration methods. AAM Press, American Association of Museums, 2010. 5 edição;
- CAMACHO, Clara (coord.). Plano de Conservação Preventiva: bases orientadoras, normas e procedimentos. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
- GARDNER, James e Elizabeth Merritt. AAM guide to collections planning. American Association of Museums, 2004
- KIPP, Angela. Managing previously unmanaged collections: A practical guide for museums. Rowman & Littlefield, 2016.
- SIMMONS, John E. Things great and small: collections management policies. 2006;
Método de ensino
A UC pretende dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam não apenas analisar e elaborar diagnósticos e planos de acção mas também produzir uma reflexão crítica adequada sobre questões de documentação e conservação de colecções, dentro e fora da esfera dos museus.
O método de ensino será teórico-prático, procurando articular contextos académicos e museológicos. Cada aula será organizada em duas partes: 1) uma componente expositiva sobre os diferentes tópicos do programa, podendo contar com especialistas convidados; 2) seminário de discussão e análise participativa através da análise presencial de textos e casos seleccionados.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - 1) Participação activa nas aulas através da leitura e discussão de textos e exemplos seleccionados; 2) Trabalho escrito de desenvolvimento e análise de um estudo de caso museológico. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.(100%)
Conteúdo
Os conteúdos desta UC estruturam-se em eixos problematizadores de análise e debate, visando familiarizar os alunos com noções essenciais na área da inventariação e conservação de coleções, tornando-os também mais conhecedores das realidades, práticas e dabates e desafios que caracterizam os museus:
1. Discussão de conceitos-chave na área da inventariação e conservação de colecções;
2. Documentar e conservar coleções em contexto de museu: metodologias de inventário, digitalização e práticas colaborativas;
3. Desafios de inventariação: coleções dispersas, catálogos online, recursos de documentação e investigação partilhada;
4. Conservação e preservação de coleções: controle ambiental, materiais vulneráveis, conservação preventiva e gestão de risco;
5. Documentação e conservação da arte contemporânea
6. Rupturas e instabilidades: restituição, desincorporação, conservação impossível e perda.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: