Literatura Comparada

Objetivos

Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre literaturas e entre a literatura e outras artes. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado à discussão teórica, à articulação interartes e ao diálogo interdisciplinar.

Caracterização geral

Código

01100539

Créditos

6.0

Professor responsável

Clara Maria Abreu Rowland

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

CLARKE, Bruce, Allegories of Writing. The Subject of Metamorphosis. Albany: SUNY, 1995.

CLARKE, Bruce, Posthuman Metamorphosis. Narrative and Systems. New York: Fordham U P, 2008.

GROSS, Kenneth, The Dream of the Moving Statue. Ithaca: Cornell UP, 1992.


MASSEY, Irving, The Gaping Pig. Literature and Metamorphosis. Berkeley: University of California Press, 1976.

SAUSSY, Haun (org.), Comparative Literature in an Age of Globalization. Baltimore: Johns Hopkins U. P., 2004.

Método de ensino

Aulas expositivas com componente integrada de discussão. Comentário em aula dos filmes analisados.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Exercício escrito(50%), Exercício escrito(50%)

Conteúdo

O programa irá concentrar-se sobre textos e objectos que – na literatura, no cinema e nas artes plásticas – explicitamente recorrem à figura da metamorfose, considerando o modo como as metamorfoses do próprio tema permitem interrogar a relação entre arte e transformação. Num primeiro momento, procuraremos identificar alguns dos problemas que a representação artística da mutação da forma levanta, tendo como base as Metamorfoses de Ovídio e as suas recriações; numa segunda parte, analisaremos objectos em que a metamorfose se faz figura de uma interrogação do humano, através de representações de fragmentação, duplicação e alterização do corpo (Gogol, Stevenson, Bergman, Cassavetes) e de confronto com o animal, a máquina e o híbrido (Lispector, Cortázar, Cronenberg, Kafka, Guimarães Rosa, Tourneur).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: