Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança

Objetivos educativos

São objetivos deste curso:

- dando especial enfoque ao contributo dos mecanismos de política externa, diplomacia e media, garantir um elevado grau de preparação teórica e aplicada para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança, diplomacia ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, empresas e organismos privados no quadro da sociedade civil;

- consolidar conhecimento de caráter teórico, prático e interdisciplinar sobre o atual sistema internacional e os equilíbrios possíveis que se desenham nos próximos anos, habilitando os participantes a melhor compreender o quadro de transformações e riscos crescentes do mundo contemporâneo;

- dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de simulação e análise prospetiva, que permitam a compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área das grandes temáticas internacionais, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar, assente numa lógica de ligação entre as áreas do conhecimento das Relações Internacionais e das Ciências Militares;

- desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que decorrem do processo de globalização e da atual percepção de risco e envolvam a tomada de decisões no âmbito da política internacional.

Caracterização geral

Código DGES

E018

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

A disponibilizar brevemente

Data de abertura

2024-09-16

Número máximo de admissões

A disponibilizar brevemente

Propinas

2000 Euros/ano ou 3000 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS (50 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias e 10 créditos no quadro de opções condicionadas).

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), através de protocolo estabelecido com o Instituto Universitário Militar (IUM), com a colaboração do Instituto Diplomático (ID) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assegura o funcionamento do curso de Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.