Media e Política Internacional
Objetivos
1) Objetivos Gerais:
a. Compreender a importância que a agenda mediática e poder políticos representam no espaço mediático.
b. Perceber os desafios dos Estados perante a realidade, cada vez menos estática e mais desafiante.
2) Objetivos Específicos:
a. Interpretar e analisar a evolução do conceito de estratégia mediática;
b. Reconhecer os poderes dos Estados;
c. Caracterizar e analisar os desafios que os Estados enfrentam;
d. Caracterizar e interpretar os “novos” riscos e ameaças; o conceito de segurança na atualidade; e a nova tipologia de conflitos.
e. Reconhecer os media como actores importantes e fundamentais na vida política.
Caracterização geral
Código
722071125
Créditos
5.0
Professor responsável
Patrícia Sofia Lopes Matos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Apparudai, Arjun (2006), Fear of Small numbers: an essay on the geography of anger, Public Planet Books.
Bonaglia, Federico, Goldstein, Andrea (2006), Globalização e desenvolvimento, Editorial Presença.
Castells, Manuel, (2005), A sociedade em rede, A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Volume I, Fundação Gulbenkian.
Chomsky, Noam (2017), Requiem para o Sonho Americano, Editorial Presença.
Friedman, Thomas L. (2016), Thank you for being Late, Allen Lane.
Gaulting, Johan (1996). Peace by Peaceful Means: Peace and Conflict, Development and Civilization. SAGE Publications.
Harari, Yuval Noah (2015), Homo Deus, Elsinore.
Harris, Sam (2004), The end fo Faith: religion, terror, and the future of reason, Free Press.
Keltner, Dacher (2016), O Paradoxo do Poder: Como Ganhamos e Perdemos Influência, Circulo de Leitores.
Método de ensino
O método de ensino assentará numa simbiose entre aulas teóricas e o instrumento de avaliação (trabalho individual escrito, com apresentação oral).
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Assiduidade e participação nas sessões(30%), Trabalho individual (escrito 60% / exposição oral 40%).(70%)
Conteúdo
Compreender o conceito de Comunicação e comunicação mediática.
Caraterizar o âmbito da Estratégia mediática.
Identificar as várias ferramentas da comunicação de massas.
Identificar os desafios das sociedades modernas.
Identificar o terrorismo enquanto ameaça para os Estados Nação.
Perceber o papel da nova política dos dados para a comunicação e gestão da opinião pública.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: