Técnicas e Metodologias para o Planeamento Territorial
Objetivos
a) Compreender a articulação entre território - dinâmicas territoriais - planeamento territorial;
b) Dominar metodologias de análise e diagnóstico;
c) Dominar metodologias para a construção de soluções de intervenção;
d) Compreender o planeamento como um processo complexo;
e) Perceber diferenças e complementaridades entre o planeamento estratégico e o planeamento físico;
f) Aplicar metodologias específicas de análise, diagnóstico, estruturação de objetivos, análise de atores, cenarização, escolha de alternativas;
g) Discutir o processo de (re)classificação e (re)qualificação do solo;
h) Compreender a articulação entre condicionantes à ocupação, modelo de ordenamento e regulamento do plano;
i) Consolidar a capacidade de redigir relatórios e pareceres técnicos;
j) Desenvolver competências na articulação da componente metodológica do planeamento territorial com a componente de Sistemas de Informação Geográfica.
Caracterização geral
Código
722041101
Créditos
10.0
Professor responsável
Rossana Estanqueiro Leal da Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Abbott, J. (2005) Understanding and Managing the Unknown: The Nature of Uncertainty, Planning, Journal of Planning Education and Research, 24: 237-251
- AAVV (2016) Classificação do Solo e Urbanismo - Atas e Comunicações, Lisboa: CCDRLVT/DSOT
- DGOTDU (2011) Servidões e Restrições de Utilidade Pública. Edição Digital
- Fernadez Guell, J.M. (2006) Planificación Estratégica de Ciudades. Nuevos instrumentos y procesos. Barcelona: Editorial Reverté
- Fonseca Ferreira, A. (2007). Gestão Estratégica de Cidades e Regiões (2.ªed.), Lisboa: FCG.
- GÉOCARREFOUR (2005) Le diagnostic des territoires, vol. 80, nº. 2 Gourmelon, F. et al. (eds) (2012) La géoprospective, L'Espace Géographique, vol. 41, nº 2
- Gómez Orea, D. (2008) Ordenación Territorial, 2ª Ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa/Editorial Agrícola Espanõla, S.A.
- Hall, P. & Tewdwr-Jones, M. (2020) Urban and Regional Planning, Sixth Edition, Abingdon: Routledge
- Moine, A. (2007) Le Territoire: Comment Observer un Système Complexe. Paris: L'Harmattan
Método de ensino
O ensino é baseado na plataforma de e-learning da FCSH onde são disponibilizados todos os materiais e leituras recomendadas.
No início do semestre é disponibilizado uma apresentação de Boas Vindas, com os objetivos da UC, o programa (organizado por Unidades de Aprendizagem - UA), a bibliografia geral, os critérios de avaliação e o calendário das atividades e avaliação. Para cada UA existe uma apresentação introdutória que contém os seus objetivos, os conteúdos desenvolvidos, a bibliografia específica e a descrição detalhada dos exercícios de aplicação.
Há uma sessão zoom semanal que permite aos estudantes interagir com o docente em tempo real. A participação é facultativa, não contando para a avaliação.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação contínua (50%), traduzida para cada UA, em: Fórum (debate coletivo sobre uma temática focada na UA) - 40%; Trabalho Individual - 60% (aplicação de metodologias expostas na UA).(50%), Exame final (presencial) sobre a matéria lecionada(50%)
Conteúdo
1. TERRITÓRIO E PROCESSO DE PLANEAMENTO. Articulação território-dinâmicas territoriais-planeamento territorial. Planeamento como um processo complexo. A incerteza em Planeamento.
2. METODOLOGIAS DE DIAGNÓSTICO NO PLANEAMENTO TERRITORIAL. Caracterização de situações problema. Matriz SWOT e matriz estrutural. Mapeamento dos atores e análise das suas estratégias. Estruturação arborescente de problemas e de objetivos. Condicionantes físicas e legais à ocupação do território.
3.METODOLOGIAS PROPOSITIVAS NO PLANEAMENTO TERRITORIAL. Benefícios da prospetiva em contextos instáveis. Cenarização. Metodologias de apoio à decisão. Metodologia Delphi .
Análise multicritério. A visão do plano e o plano de ação. Critérios para a (re)classificação e (re)qualificação do solo. Intervenções no espaço urbano: da expansão à regeneração urbana . Abordagem propositiva no espaço rural. Articulação entre os documentos propositivos do plano.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: