Comunicação Estratégica de Ciência
Objetivos
a) Conhecer os conceitos-chave de marketing e comunicação e as principais ferramentas de comunicação integrada de marketing.
b) Discutir o conceito de marca aplicada à comunicação de ciência.
c) Aplicar o modelo de comunicação estratégico à comunicação de ciência.
d) Familiarizar-se com novas tendências de marketing e comunicação: modelos de ignição para a inovação e metodologias para pré-avaliar o seu sucesso; publicidade 2.0; o novo posicionamento do agente de comunicação.
e) Reconhecer a necessidade da criatividade na comunicação de ciência.
f) Saber utilizar meios e suportes de comunicação na comunicação de ciência. O aluno será exposto a noções de direcção de arte e redacção criativa e às várias fases de uma acção de divulgação ou evento (concepção, organização, produção, implementação).
g) Munir o aluno de ferramentas necessárias para lidar com cientistas, jornalistas, agências de comunicação, agência de publicidade.
Caracterização geral
Código
722011143
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Filipe Gama Proença Veríssimo dos Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Brochand, B. et al (1999). Publicitor, Lisboa: Dom Quixote.
Dean, Cornelia (2009). Am I making myself clear? A scientists guide to talking to the public, Harvard: Harvard UP.
Lendrevie, J., et al, (2004). Mercator XXI Lisboa: Dom Quixote.
Ogden,J. (2000).Comunicação Integrada de Marketing. S. Paulo: Ed. Saraiva .
Olins, W. (2005). A Marca. Lisboa: Ed.Verbo.
Tsu, S. (2009). A arte da guerra, Lisboa: Relógio D´Água.
Método de ensino
Apresentação pelos docentes dos conteúdos essenciais do programa e apresentação de exemplos num ambiente de discussão com os alunos.
Os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes acções de comunicação de ciência.
Ao longo da UC, os alunos terão que desenvolver um projecto integrado de comunicação em ciência.
Método de avaliação
Método de avaliação - A avaliação contínua (60%) e projecto (40%)(100%)
Conteúdo
No meio do barulho ensurdecedor da informação disponível, comunicar qualquer mensagem ao público torna-se um desafio. A comunicação de ciência deixa de poder ser um hobby de alguns cientistas para se tornar uma actividade especializada nas instituições. Esta UC pretende reflectir sobre a realidade da comunicação noutros domínios da sociedade e daí extrair um novo paradigma para a comunicação de
ciência.
Os principais tópicos desta unidade curricular são: a) marketing e a comunicação; b) a ciência, a marca, a comunicação em ciência e os públicos; c) o planeamento estratégico de comunicação em ciência; d) as novas tendências no Marketing e Comunicação; e) a criatividade, meios e suportes de comunicação, eventos aplicados à comunicação de ciência; f) as relações internas e externas de uma instituição de ciência.
Esta UC inclui ainda um laboratório com exemplos, exercícios, análise de acções de comunicação em ciência, desenvolvimento de um projecto integrado de comunicação em ciência.