Língua, interculturalidade e educação para a cidadania
Objetivos
- Desenvolver o reconhecimento, a compreensão e valorização da diversidade cultural na aprendizagem do Inglês;
- identificar e considerar criticamente problemas, desafios e implicações para a comunicação intercultural no âmbito do ensino do Inglês;
- compreender os factores sociais, culturais e linguísticos envolvidos no processo de comunicação intercultural;
- considerar as capacidades, conhecimento e competências a promover de forma integrada na educação intercultural para a cidadania;
- interpretar, analisar e discutir criticamente textos escritos, orais e visuais relacionados com os tópicos em discussão;
- conhecer teorias e práticas relacionadas com os temas em estudo;
- promover o diálogo intercultural entre diferentes sistemas de crenças, valores e atitudes;
- reflectir sobre a aprendizagem intercultural enquanto um processo transformador do sujeito (pessoalmente, profissionalmente, academicamente).
Caracterização geral
Código
02108472
Créditos
10.0
Professor responsável
Carlos Francisco Mafra Ceia
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Byram, M., Holmes, P. and Savvides, N. (2013). Intercultural communicative competence in foreign language education: Questions of theory, practice and research. Language Learning Journal 41(3): 251-253
- Byram, Michael (2008). From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Essays and Reflection. Clevedon: Multilingual Matters.
- Council of Europe (2018). Reference Framework of Competences for Democratic Culture (3 vols). Strasbourg: Council of Europe.
- Council of Europe (2016). Guide for the Development and Implementation of Curricula for Plurilingual and Intercultural Education. Strasbourg: Council of Europe
- Jackson, Jane (ed.) (2020). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication (2nd ed.). NY: Routledge
- Ross, Alistair (2019). Finding Political Identities - Young People in a Changing Europe. Palgrave
- UNESCO (2014) Global Citizenship Education. Fontenoy: UNESCO.
Método de ensino
O seminário combina apresentações e discussões teóricas com a análise prática de incidentes e de diferentes tipos de textos (escritos e visuais). As estratégias mais usadas consistem na análise e discussão de textos, representação (role-play), auto- e meta-reflexão, debate e interacção em grupo.
As aulas privilegiam a interacção e a participação activa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Avaliação continua - A participação regular e pertinente durante as sessões é avaliada(30%), Os estudantes devem apresentar trabalhos teóricos e práticos ao longo do semestre(70%)
Conteúdo
- Conceitos de 'cultura'
- Conceito teórico de 'interculturalidade'
- Problemáticas em torno do conceito de identidade e representação
- Conceitos de alteridade e 'alterização'
- Estereótipos, preconceito e etnocentrismo
- Transições interculturais (migração, períodos de estudo no estrangeiro) e terceiro espaço
- Globalização, localização e educação em inglês LE
- O educador/professor de língua estrangeira como mediador
- Ensino de inglês LE e representação de culturas de expressão inglesa
- Consciencialização cultural crítica
- Os 5 saberes de M Byram
- Educação para a cidadania intercultural
- Educação para a cidadania e direitos humanos na vida diária
- Diálogo e assuntos controversos
- Produção e didactização de materiais na perspectiva intercultural
- Avaliação da competência intercultural e formação para a cidadania
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: