English C2

Objetivos

Desenvolver o conhecimento da língua e capacidades comunicativas. O objectivo é alcançar a proficiência ao nível do C2, tal como descrita em pormenor no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objectivo de promover o desenvolvimento profissional de forma autónoma e contínua. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional da língua inglesa. Consciencializar-se do potencial de comunicação em inglês como um meio e como objecto de estudo bem como dos efeitos de língua de sala de aula. Promover a capacidade de identificar, explicar e empregar recursos estilísticos e discursivos em inglês na construção e interpretação precisa de significados. Compreender as implicações da linguística descritiva, uma vasta gama de problemáticas contemporâneas sobre a língua e diferenças substanciais entre o inglês escrito e falado.

Caracterização geral

Código

02108483

Créditos

10.0

Professor responsável

Carlos Francisco Mafra Ceia

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • CARTER R. & McCARTHY M., (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide, Cambridge University Press;
  • LEWIS M., (1986), The English Verb: A Core Introduction to Language Analysis, Language Teaching Publications;
  • ELLIS R.; (2012), Language Teaching Research and Language Pedagogy, Wiley Blackwell;
  • CARTER R. & CORNBLEET S., (2001), The Language of Speech and Writing, Routledge;
  • THORNBURY S., (2005) How to Teach Speaking, Pearson Longman

Método de ensino

A abordagem, metodologias e técnicas empregues ilustrarão aspectos da prática do ensino e aprendizagem contemporâneo da língua. Será implementado trabalho a pares e de grupo de modo a proporcionar a realização de trabalho colaborativo na resolução de tarefas que envolvem investigação, reflexão, experimentação, aplicação e autoavaliação. Encorajar-se-á o espírito de iniciativa e de participação efectiva em debates bem como perceber ('noticing'), interpretar e fomentar escolhas linguísticas numa variedade de contextos comunicativos

Método de avaliação

Avaliação continua - A participação regular nas aulas será objecto de avaliação contínua; os estudantes deverão preparar elementos de avaliação teóricos e participar em tarefas interactivas ao longo do semestre (35%), fazer um teste sumativo nível C2 (15%) e apresentar um trabalho escrito que demonstre terem alcançado os objectivos de aprendizagem (50%).(100%)

Conteúdo

Um programa negociado baseado em:
- componentes pré-determinados (em baixo)
- necessidades específicas identificadas na avaliação diagnóstico
- interesse colectivo em tópicos e textos de relevo profissional
Deste modo, o programa pormenorizado e respectivos recursos serão disponibilizados retrospectivamente.
O núcleo pré definido compreende:
- uso da língua para interacção no grupo e debate na aula
- princípios fundamentais e conceitos da língua inglesa
- o sintagma verbal ("verb phrase") e as suas propriedades sistémicas de forma e função
- análise do discurso e produção de textos académicos
- gramática e semântica de referência temporal no futuro
- análise das características da interacção falada.