Escrita de Viagem no Mundo de Língua Inglesa

Objetivos

a) Conhecer o campo interdisciplinar dos estudos de escrita de viagem (objeto, conceitos, terminologia, abordagens teóricas e críticas, recursos de investigação); b) Obter uma visão panorâmica da história da escrita de viagem através dos tempos, com particular incidência na produzida em língua inglesa; c) Conhecer a tradição da escrita de viagem em língua inglesa sobre Portugal; d) Adquirir conhecimentos sobre imagologia literária e os instrumentos de análise para o seu estudo; e) Conhecer bibliografia crítica sobre os assuntos estudados; f) Ser capaz de relacionar textos e contextos e de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na análise crítica de narrativas de viagem selecionadas (das mais tradicionais e clássicas às mais inovadoras e às resultantes das novas tecnologias da era digital); g) Desenvolver competências de investigação autónoma orientada para o domínio dos estudos de escrita de viagem.

Caracterização geral

Código

02107514

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Zulmira Bandarra de Sousa Verissimo Castanheira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bendixen, A. and J. Hamera, eds. (2009). The Cambridge Companion to American Travel Writing. Cambridge: Cambridge University Press. Clarke, R. (Ed.) (2018). The Cambridge Companion to Postcolonial Travel Writing.Cambridge: Cambridge University Press. Das, N. and T. Youngs (Ed.) (2019). The Cambridge History of Travel Writing. Cambridge: Cambridge University Press. Hulme, P. and T. Youngs (Eds.) (2002). The Cambridge Companion to Travel Writing.Cambridge: Cambridge University Press. Journal of Anglo-Portuguese Studies (1990-2019): issues 1-28.japs.fcsh.unl.pt Macaulay, R. (1985). They Went to Portugal. London: Penguin Books. Studies in Travel Writing (1997-2020): volumes 1-23.https://www.tandfonline.com/toc/rstw20/current Thompson, C. (Ed.) (2020 [2016]). The Routledge Companion to Travel Writing. London and New York: Routledge. Thompson, C. (2011). Travel Writing. London and New York: Routledge. Whitfield, P. (2011). Travel: A Literary History. Oxford: Bodleian Library.

Método de ensino

Seminários de carácter teórico-prático, em que se articula a exposição teórica das matérias com o comentário, a crítica e a discussão dos textos em grupo e ainda apresentações orais sobre aspectos do programa. Supervisão tutorial da investigação realizada pelos mestrandos, conducente à redacção do trabalho individual final.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Seminários de carácter teórico-prático, em que se articula a exposição teórica das matérias com o comentário, a crítica e a discussão dos textos em grupo e ainda apresentações orais sobre aspectos do programa. Supervisão tutorial da investigação realizada pelos mestrandos, conducente à redacção do trabalho individual final(30%), e a elaboração, em regime de tutoria, de um trabalho individual de investigação de cerca de 15 páginas (excluindo bibliografia e apêndices) sobre um dos temas do programa(70%)

Conteúdo

1. A Escrita de Viagem: definição e estudo do género. 1.1. Formas e modelos de escrita de viagem, práticas de mobilidade, tipologia dos viajantes, temas e motivos, estilos questões de autoridade, suspeição e confiança. 1.2. Abordagens críticas, recursos de investigação. 2.Panorâmica da escrita de viagem através dos tempos: da Antiguidade à Era Digital. 3. Representação/construção do Outro e de Si Mesmo: olhar para fora e olhar para dentro. 3.1. Objetivismo vs subjetivismo: do foco nos factos e na informação empírica à centralidade do eu-narrador. 3.2. Imagens, contra-imagens, estereótipos e expetativas culturais. 3.3. Contar a experiência da viagem: convenções, estratégias e técnicas narrativas. 4. Análise de um conjunto selecionado de narrativas de viagem em inglês, desde textos mais tradicionais e convencionais a obras representativas das tendências e desenvolvimentos mais recentes, incluindo relatos britânicos e norte-americanos sobre o encontro com o Outro português.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: