Estudos Pós-Coloniais: Literatura, Cultura e Artes
Objetivos
- Obter conhecimentos teóricos sobre Estudos Pós-Coloniais
- Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre Estudos Pós-Coloniais à leitura / interpretação de textos literários, pintura (nomeadamente pintura orientalista), música, fotografia, cinema e outros.
- Desenvolver a capacidade de levar a cabo o debate científico autónomo
- Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com o respectivo contexto histórico, social, artístico
- Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação.
Caracterização geral
Código
02107520
Créditos
10.0
Professor responsável
Marco António Franco Neves
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Boehmer, E. (1995, repr. 2005). Colonial and Postcolonial Literature: Migrant Metaphors. Oxford / New York: OUP.
- Coelho, T.P. (2004). Ilhas, Batalhas e Aventuras. Imagens de África no Romance de Império Britânico no Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX. Lisboa: Colibri.
- Lassner, P.B. (2004). Colonial Strangers: Women Writing the End of the British Empire. New Brunswick / New Jersey / London: Rutger´s University Press.
- Greenwood, W. and L. de Guise (2020). Inspired by the East. How the Islamic World Influenced Western Art. London: The British Museum.
- MacKenzie, J.M. (1995). Orientalism. History, Theory and the Arts. Manchester / New York: Manchester University Press.
- Matias, D. F. M. (2017)."Wooden Man"? Masculinities in the Work of J.M. Coetzee (Boyhood, Youth, Summertime). New York: Peter Lang.
- Said, E. (1993). Culture and Imperialism. London: Chatto & Windus.
- Savory, E. (2009). The Cambridge Introduction to Jean Rhys. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30% - Leitura e interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70% - Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).
Método de avaliação
Avaliação continua - - Trabalho escrito de investigação a ser entregue no final do semestre(50%), - Trabalho oral a ser apresentado e discutido na aula(50%)
Conteúdo
I - Introdução aos Estudos Pós-Coloniais
1.1. "Post-colonial" e "postcolonial"
1.2. O trabalho seminal de Edward Said Orientalism e os críticos
1.3. Culture and Imperialism: do texto à música - Aida
1.4. A crítica de John MacKenzie e o Orientalismo na pintura e em outras artes
II - Conceitos básicos da teoria pós-colonial
III - O discurso colonial em Robinson Crusoe
IV - O New Imperialism e o Scramble for Africa
4.1. King Solomon´s Mines e as boy stories vitorianas
4.2. Vozes femininas e império: The Story of an African Farm
V - Resistência anti-colonial em Wide Sargasso Sea
VI - Os ingleses no Egipto da abertura do Canal de Suez à Segunda Guerra Mundial: Orientalismo e colonialismo em Olivia Manning (The Levant Triology) VII - Boyhood, de J.M. Coetzee, ou a subversão do discurso colonial
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: