Estudos Pós-Coloniais: Literatura, Cultura e Artes

Objetivos

- Obter conhecimentos teóricos sobre Estudos Pós-Coloniais

- Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre Estudos Pós-Coloniais à leitura / interpretação de textos literários, pintura (nomeadamente pintura orientalista), música, fotografia, cinema e outros.

- Desenvolver a capacidade de levar a cabo o debate científico autónomo

- Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com o respectivo contexto histórico, social, artístico

- Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação.

Caracterização geral

Código

02107520

Créditos

10.0

Professor responsável

Marco António Franco Neves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Boehmer, E. (1995, repr. 2005). Colonial and Postcolonial Literature: Migrant Metaphors. Oxford / New York: OUP.
  • Coelho, T.P. (2004). Ilhas, Batalhas e Aventuras. Imagens de África no Romance de Império Britânico no Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX. Lisboa: Colibri.
  • Lassner, P.B. (2004). Colonial Strangers: Women Writing the End of the British Empire. New Brunswick / New Jersey / London: Rutger´s University Press.
  • Greenwood, W. and L. de Guise (2020). Inspired by the East. How the Islamic World Influenced Western Art. London: The British Museum.
  • MacKenzie, J.M. (1995). Orientalism. History, Theory and the Arts. Manchester / New York: Manchester University Press.
  • Matias, D. F. M. (2017)."Wooden Man"? Masculinities in the Work of J.M. Coetzee (Boyhood, Youth, Summertime). New York: Peter Lang.
  • Said, E. (1993). Culture and Imperialism. London: Chatto & Windus.
  • Savory, E. (2009). The Cambridge Introduction to Jean Rhys. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30% - Leitura e interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70% - Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).

Método de avaliação

Avaliação continua - - Trabalho escrito de investigação a ser entregue no final do semestre(50%), - Trabalho oral a ser apresentado e discutido na aula(50%)

Conteúdo

I - Introdução aos Estudos Pós-Coloniais

1.1. "Post-colonial" e "postcolonial"

1.2. O trabalho seminal de Edward Said Orientalism e os críticos

1.3. Culture and Imperialism: do texto à música - Aida

1.4. A crítica de John MacKenzie e o Orientalismo na pintura e em outras artes

II - Conceitos básicos da teoria pós-colonial

III - O discurso colonial em Robinson Crusoe

IV - O New Imperialism e o Scramble for Africa

4.1. King Solomon´s Mines e as boy stories vitorianas

4.2. Vozes femininas e império: The Story of an African Farm

V - Resistência anti-colonial em Wide Sargasso Sea

VI - Os ingleses no Egipto da abertura do Canal de Suez à Segunda Guerra Mundial: Orientalismo e colonialismo em Olivia Manning (The Levant Triology) VII - Boyhood, de J.M. Coetzee, ou a subversão do discurso colonial

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: