Espaço/Local na Literatura Norte-Americana

Objetivos

Aprofundar o conhecimento da Literatura Norte-Americana Contemporânea através do estudo da representação do espaço/local, tanto real como ficcional. Adquirir conhecimentos teóricos sobre Ecocrítica e Geocrítica. Aprofundar conhecimento sobre os contextos relacionados com os textos literários. Desenvolver capacidades de investigação adequadas ao grau e ao âmbito da UC. Adquirir competências para produzir trabalho escrito teórico sobre um tema resultante da investigação realizada

Caracterização geral

Código

02107542

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Lourenço de Oliveira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

McVeigh, Stephen. 2007. The American Western, Edinburgh, Edinburgh University Press.
Deverell, William (Ed.). 2004. A Companion to the American West. Oxford: Blackwell Publishing.
Milner, Clyde A. (Ed.). 1996. A New Significance: Re-Envisioning the History of the American West. New York: Oxford University Press.
Slotkin, Richard. 1992. Gunfighter Nation: The Myth of the Frontier in Twentieth-Century America, New York: Harper Perennial.
Bruce, C. (ed.). 1990. Myth of the West, New York: Rizzoli.
Manzanas, A. M. and J. Benito, (2014). Occupying Space in American Literature and Culture. Static Heroes, Social Movements and Empowerment. New York: Routledge.
Tally, R. T. (Ed.). (2017). The Routledge handbook of literature and space. New York: Routledge.
Warf, B. and S. Arias (Eds.). (2009). The Spatial Turn: Interdisciplinary Perspectives. New York: Routledge.
Westphal, B. (2011). Geocriticism: Real and Fictional Spaces, trans. Robert T. Tally Jr. New York: Palgrave Macmillan.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa por parte dos alunos. A componente prática compreenderá as intervenções orais dos alunos e a análise comentada de textos literários, fílmicos e teóricos, tanto nas aulas como nos fóruns criados especificamente para cada autor/obra. O professor orientará as pesquisas destinadas à elaboração do ensaio final durante aulas tutoriais individuais ou em grupo.

Método de avaliação

A avaliação desta unidade curricular consistirá em 2 componentes:


• Avaliação contínua (50%)
• Um trabalho escrito final (50%)


Avaliação contínua:
Esta componente terá como foco a motivação e o desempenho dos alunos durante o curso. Envolverá aspectos como: esforço despendido nas tarefas definidas; qualidade das contribuições durante o seminário (apresentações, debates, etc.); participação nos fóruns; pequeno ensaio escrito; apresentação oral sobre um dos autores/obras; motivação geral; progresso alcançado.


Trabalho escrito final:
Poderá incidir sobre um tema relacionado com a apresentação oral dos alunos e deverá ter como objectivo incorporar algumas das perspectivas teóricas discutidas no seminário. Deverá funcionar como um estudo independente, devidamente contextualizado e acompanhado de resumo e bibliografia. A avaliação considerará o desenvolvimento além da apresentação oral. Será avaliada positivamente uma análise comparativa, bem como uma abordagem original do espaço do Oeste  na literatura americana contemporânea.


Ensaio: 10 a 15 páginas em inglês, excluindo bibliografia.

Conteúdo

ESPAÇO/LUGAR NA LITERATURA NORTE-AMERICANA
Programa do 2.º Semestre 2024/2025


Tópico: A representação do Oeste (mítico) na literatura americana contemporânea


1. Revisitar a(s) forma(s) como o Oeste é visto através da literatura norte-americana contemporânea, particularmente desde a Segunda Guerra Mundial até aos dias de hoje
2. A formação de uma imagem mítica do Oeste: os antecedentes
3. O(s) Oeste(s) Imaginado(s)
4. A importância e o significado do território para a construção de uma identidade nacional (e local)
5. O confronto do mito com a realidade (geográfica e humana)
6. Modelos masculinos e femininos
7. A oposição entre Oeste e Este
8. A influência e visão do cinema


Autores em estudo:


Owen Wister, The Virginian (1902)


Jack Schaefer, Shane (1949)


Annie Proulx, Close Range: Wyoming Stories (1999); Bad Dirt: Wyoming Stories 2 (2004); Fine Just the Way It Is: Wyoming Stories 3 (2008)


Cormac McCarthy, No Country for Old Men (2005)


Sherman Alexie, The Lone Ranger and Tonto Fistfight in Heaven (1993); Ten Little Indians (2003)


Jessica Bruder, Nomadland (2017)


 Filmografia:


The Virginian (1946)


Shane (1953)


Pale Rider (1985)


The Searchers (1954)


Unforgiven (1992)


Brokeback Mountain (2005)


No Country for Old Men (2007)


Nomadland (2019)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: