Literatura Infantil e Juvenil

Objetivos

- Obter conhecimentos sobre literatura infantil e juvenil britânica (questões teóricas e debates)

- Ser capaz de interpretar textos e outro material recorrendo a um aparelho teórico

- Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com os respectivos contextos históricos e sociais

- Desenvolver a capacidade de levar a cabo debate científico autónomo

- Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação

Caracterização geral

Código

02107569

Créditos

10.0

Professor responsável

Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Buckley, C. G. (2018). Twenty-First-Century Children´s Gothic. From Wanderer to Nomadic Subject. Edinburgh: Edinburgh University Press.
  • Coats, K. (2018). The Bloomsbury Introduction to Children´s and Young Adult Literature. Bloomsbury Academic: London / New York.
  • Collins, F. M. and J. Ridgman (Eds.) (2006). Turning the Page: Children´s Literature in Performance and the Media. Bern: Peter Lang.
  • Maybin, J. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children´s Literature. Approaches and Territories. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.
  • Montgomery, H. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children´s Literature. Classic Texts and Contemporaty Trends. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University.
  • Reynolds, K. (2011). Children´s Literature. A Very Short Introduction. Oxford: OUP.
  • Rudd, D. (Ed.) (2010). The Routledge Companion to Children´s Literature. London / New York: Routledge

Método de ensino

- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30/% - Interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70% - Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).

Método de avaliação

Método de Avaliação - - Realização de um trabalho final de investigação escrito a ser entregue no final do semestre(50%), - Realização de um trabalho oral a ser apresentado e discutido com a turma na aula(50%)

Conteúdo

I - O que se entende por literatura infantil e literatura juvenil?: o debate

II - Origens e desenvolvimento da literatura infantil

III - A Golden Age: era de incerteza?

3.1. Colonialismo e subversão: Treasure Island

3.2. A(s) voz(es) do Outro em The Secret Garden

3.3. The Tale of Peter Rabbit e o livro ilustrado

IV - A Inglaterra do pós-guerra: Tom´s Midnight Garden

V - Harry Potter and the Philosopher´s Stone e a school story: tradição e inovação

VI - O gótico e a literatura infantil no século XXI: Coraline

VII - Novas tendências: do livro ao écrã e aos novos media

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: