Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes

Objetivos

- Integrar um conhecimento aprofundado de temas sociais e culturais norte americanos contemporâneos com os textos literários e visuais dos séculos XX e XXI estudados no programa;

- Diferenciar e caracterizar visões teóricas alternativas sobre construções identitárias coletivas tais como raça e etnicidade e aplicar estes instrumentos críticos à análise de articulações culturais textuais e visuais;

- Analisar os processos estéticos aplicados em trabalhos criativos individuais que problematizam os temas e preocupações que organizam o programa;

- Aplicar as hipóteses discutidas nos debates do seminário a nova investigação autónoma;

- Realizar pesquisa bibliográfica relevante de forma a preparar a leitura crítica de textos literários ou visuais, sob supervisão tutorial;

- Organizar e comunicar competentemente os resultados da sua pesquisa individual.

Caracterização geral

Código

02109364

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Lourenço de Oliveira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

David Hackett Fischer, Liberty and Freedom: A Visual History of America's Founding Ideas. Oxford University Press, 2005.


Natasha Zaretsky, Mark Atwood Lauwrence, Robert Griffith and Paula Baker, Major Problems in American History Since 1945. Documents and Essays. Cengage Learning, 4th edition, 2014.


Samuel P. Huntington, Who Are We?: The Challenges to America's National Identity, Simon & Schuster, 2005.


Chris Barker and Emma A. Jane (eds.), Cultural Studies. Theory and Practice. 5th edition, Sage Publications, 2016.


Heike Paul, The Myths That Made America. An Introduction to American Studies. Bielefeld: transcript Verlag. 2014. 

Método de ensino

O modelo pedagógico adotado é o de blended-learning, em que para além da introdução de conteúdos da responsabilidade da docente, se privilegia a participação ativa dos estudantes, articulando o trabalho independente de cada estudante com trabalho colaborativo, traduzido no funcionamento de grupos de discussão e actividades de peer review. 

Método de avaliação

A avaliação desta unidade curricular consistirá em 2 componentes:
• Avaliação contínua (50%)
• Ensaio final (50%)


Avaliação Contínua:
Esta componente terá em conta a sua motivação e desempenho durante o curso. Envolverá aspectos como: esforço despendido nas tarefas definidas; qualidade das contribuições durante o seminário (apresentações, debates, etc.); participação escrita nos fóruns;  curto ensaio escrito; apresentação oral sobre um dos autores/obras; motivação geral; progresso alcançado.



Trabalho final escrito:
Pode ser sobre um assunto relacionado com a apresentação oral e deve ter como objetivo incorporar algumas das perspectivas teóricas discutidas neste curso. Deverá funcionar como um estudo independente, devidamente contextualizado e acompanhado de resumo e bibliografia. A avaliação considerará a ampliação além da apresentação oral. Será avaliada positivamente uma análise comparativa, bem como uma abordagem original de um ou mais temas.

Conteúdo

Neste seminário exploraremos as crenças/ideias americanas e os paradoxos que elas incorporam. Iremos  aprofundar cinco conceitos, cada um dos quais evoluiu para uma espécie de mito. Esses conceitos não são apenas paradoxais por si só, mas também nas suas relações entre si. Através de uma gama diversificada de textos, incluindo materiais escritos e visuais, analisaremos cada crença, mito e paradoxo, com o objetivo de desenvolver uma compreensão mais profunda do que qualquer perspectiva única poderia oferecer.


Ideias a explorar:


Liberdade; Democracia; Igualdade; Individualidade e Oportunidade.