Ciência, Inovação e Impacto Social

Objetivos

«Ciência, Inovação e Impacto Social» conjuga uma sólida componente teórica em estudos sociais de ciência e estudos de inovação. Esta abordagem possibilita uma visão integrada da literatura científica e das práticas profissionais nesta área. Este será o ponto de partida para: 1) o desenvolvimento de competências de análise crítica e discussão tanto da investigação, como de fontes e indicadores, fornecendo os instrumentos essenciais para 2) ser capaz de uma abordagem integrada ao impacto social da ciência e inovação. Esta unidade curricular tem ainda por objetivo que os estudantes: 3) adquiram competências de comunicação e discussão da relevância científica e social da ciência e inovação 4) desenvolvam investigação nesta área ou 5),desenvolvam práticas profissionais assentes na análise e gestão de ciência e inovação em organizações académicas, empresariais; organismos estatais ou outros.

Caracterização geral

Código

02110269

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Margarida Grenho Ferreira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Cajaiba-Santana, G (2014). Social innovation: Moving the field forward. Technological Forecasting and Social Change, 82:42-51. Caraça, J; Lundvall,BA and S Mendonça (2009). The changing role of science in the innovation process. 76:861-867. Fagerberg, J; Mowery, DC and RR Nelson (2006). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Oxford University Press. Fochler, M (2016). Variants of Epistemic Capitalism: Knowledge Production and the Accumulation of Worth. Science, Technology & Human Values, 41(5:922-948. Godinho, MM (2013). Inovação em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santo Hessels, LK, and H van Lente (2008).Re-thinking new knowledge production. Research Policy, 37(4):740-760. Oliveira, L (2008).Sociologia da Inovação. Lisboa: Celta. Teixeira, A, Silva,E, and R Paes Mamede (2014). Structural Change, Competitiveness and Industrial Policy. Oxon/Nova Iorque: Taylor & Franci Rodrigues, ML and M Heitor (2015). 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior. Coimbra: Almedina.

Método de ensino

Aulas expositivas incindindo sobre os três grandes tópicos do programa. Cada tópico encerra com a discussão de um texto fundamental em Estudos Sociais de Ciência e Inovação. É esperado que os alunos realizem uma leitura prévia desse texto e que participem activamente na discussão. Partindo da componente teórica, os alunos escolherão um tema e definirão um objecto de estudo. Esse objecto será problematizado integrando abordagens teóricas com fontes e indicadores estatísticos.

Método de avaliação

Método de avaliação - 10% da avaliação incidirá sobre uma apresentação oral que aborde as questões – o que se sabe sobre o objecto de estudo; o que não se sabe sobre esse objecto e como se pretende estudá-lo. Essa apresentação será seguida de um debate com colegas e professor(10%), O professor discutirá esse trabalho com os alunos. A versão final do trabalho será entregue no final do semestre (70% da avaliação).(70%), Uma semana após a apresentação, os alunos entregarão uma primeira versão do trabalho escrito (20% da avaliação final).(20%)

Conteúdo

1. Processos de inovação 1.1. Uma primeira conceptualização de inovação. 1.2. Do paradigma clássico ao paradigma schumpteriano. 1.3. Modelo de inovação linear, modelo de inovação em cadeia e modelo multi-canal interactivo. 1.4 Sistemas de inovação. 1.5. Inovação social. 2. Ciência e inovação. 2.1. Transformações da ciência: da revolução científica à actualidade. 2.2. Modelo de hélice tripla. 2.3. Modos de produção de conhecimento. 2.4. Capitalismo académico e capitalismo epistémico. 3. Ciência, inovação e impacto social. 3.1. Ciência e inovação em Portugal e na União Europeia. 3.2. Avaliação do impacto da ciência e inovação: fontes e indicadores. 3.3. Políticas de ensino superior, ciência e inovação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: