Metodologia de Investigação

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Pretende-se com esta Unidade curricular que os estudantes aprendam:

a) os passos fundamentais para desenhar um pré-projeto de investigação;

b) a desenvolver reflexões fundamentadas sobre o respetivo percurso de pesquisa;

c) a demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes à sua investigação, implicando-se, com elevada capacidade reflexiva e argumentativa, nos debates desenvolvidos no contexto das sessões de seminário;

d) a saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico, demonstrando elevada capacidade para articular ideias e fundamentar teoricamente os seus pontos de vista;

e) a ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e rigoroso perante uma audiência;

f) a escolher, e clarificar as suas escolhas, por um desenho de pesquisa adequado aos objetivos e ao desenvolvimento da sua tese de doutoramento.

Caracterização geral

Código

73208109

Créditos

8.0

Professor responsável

João Afonso de Bivar Sedas Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

 

Bibliografia

  • Almeida, J. F. e J. M. Pinto, “Condições e Problemas, Genéricos da Pesquisa Empírica” em A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Presença, 1976 (1ª Edição). pp. 61-114.
  • Bachelard, G., (1984) “O Racionalismo Aplicado”, em, A Epistemologia, Lisboa, Edições 70.
  • Bourdieu, P., (1989) “Introdução a uma Sociologia Reflexiva” O Poder Simbólico, Lisboa, Difel, pp. 17-58
  • Ghiglione, R. e B. Matalon (1992) O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora.
  • Pinto, J. M., Indagação científica, Aprendizagens escolares Reflexividade Social, (2007) Porto, Afrontamento
  • Quivy, R. e L. Champenhoud, (2003), Manual de investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
  • Schmitter, P. C. (2008). “The design of social & political research”, in Della Porta, D. and M. Keating (eds.)Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press.
  • Silva, A. S. e J. M. Pinto, (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento

Método de ensino

Aulas teórico práticas.

Os/as alunos/as elaborarão três pequenos trabalhos cuja ponderação para respetiva nota final é a que se especifica abaixo.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Apresentação na aula do pré-projecto da pesquisa(20%), Elaboração por escrito do pré-projecto de pesquisa (12-15 páginas).(60%), Ficha de leitura (até quatro páginas) sobre um texto escolhido de uma lista sugerida pela docente e apresentado e discutido em aula(20%)

Conteúdo

I Motivações e itinerários biográficos
II Como desenhar um projeto de pesquisa.
III Problemas de definição da problemática e enquadramento teórico.
IV Modelos de análise. Operacionalização e Observação (I) Metodologias quantitativas.
V- Operacionalização e Observação (II) Metodologias qualitativas e pesquisa de terreno.
VI - Operacionalização e Observação (III) (Métodos Mistos)
VII Analisar resultados, concluir e redigir

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: