Teorias Sociológicas: os clássicos

Objetivos

A UC tem por objetivo proporcionar aos estudantes
(1) as bases para o conhecimento aprofundado e metateórico dos principais autores, correntes e tradições do pensamento sociológico clássico;
(2) um ambiente educativo propício à reflexão e discussão críticas das teorias clássicas da sociologia.
O estudante deverá:
- compreender, numa perspetiva metateórica e aprofundada, as diferentes correntes do pensamento sociológico clássico;
- revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar informação pertinente nos domínios estudados, mobilizando-a e articulando-a em contexto de formação avançada;
- demonstrar capacidade para discutir ativamente temas relevantes, nos debates desenvolvidos em formação avançada;
- saber construir textos escritos de acordo com convenções vigentes na academia, demonstrando capacidade para
articular ideias e fundamentar teoricamente as posições argumentativas;
- ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e compreensivo.

Caracterização geral

Código

73300105

Créditos

8.0

Professor responsável

João Afonso de Bivar Sedas Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Andersen, H. et al. 2000. Classical and Modern Social Theory. Oxford: Blackwell
Berthelot, J.-M. 2000. Os novos desafios epistemológicos da sociologia. Sociologia, Problemas e Práticas, 33, 111-131.
Collins, R. 2009. Quatro Tradições Sociológicas. Petrópolis: Vozes
Comissão Gulbenkian. 1995. Para Abrir as Ciências Sociais. Mem Martins: Europa-América
Crompton, R. 2008. Forty years of Sociology. Sociology, 42 (6), 1218-1227
Dortier, J. F. 2009. Les Sciences Humaines. Auxerre: Ed. Sciences Humaines
Garcia, J. L., & Martins, H. (orgs.) (2019). Lições de Sociologia Clássica. Lisboa: Edições 70
Lallement, M. 2003/2004. História das Ideias Sociológicas (2 vols.). Petrópolis: Vozes.
McLennan, G. 2011. Story of Sociology. A first companion to social theory. London: Bloomsbury.
Turner, J.H. (ed.). 2006. Handbook of Sociological Theory. NY: Springer.
Wieviorka, M. (ed.). 2007. Les Sciences Sociales en Mutation. Auxerre: Éd. Sciences Humaines

Método de ensino

Abordagens diretivas e substancialistas articuladas com abordagens ativas de base construtivista: leitura e análise crítica de textos teóricos selecionados; exposição; análise e discussão de documentos através de trabalho individual e/ou de grupo. Apresentação e discussão de working papers em seminário.
Os estudantes deverão realizar, apresentar e discutir publicamente um working paper.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - trabalho escrito e da sua apresentação e discussão orais, e a assiduidade e participação nas aulas.(100%)

Conteúdo

1. Antecedentes filosóficos do pensamento sociológico e o nascimento das ciências sociais
2. Precursores relevantes: Saint Simon; Spencer; Quételet, Pareto; Comte
3. Os fundadores de grande referência: Durkheim, Karl Marx e Max Weber
4. A institucionalização da Sociologia nos dois lados do Atlântico
5. A diferenciação da sociologia: as grandes tradições sociológicas dos meados do século XX
6. Conclusão: o legado dos clássicos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: