Atelier Metodológico em Estudos Medievais
Objetivos
- Capacidade para identificar, avaliar, analisar e integrar informação sobre as diversas metodologias e suas potencialidades para o trabalho em Estudos Medievais;
- Domínio de fontes, recursos e metodologias de investigação (incluindo os baseados nas TIC) disponíveis para os diversos campos dos Estudos Medievais e mais adequados ao seu tratamento;
- Capacidade para problematizar a conjugação de técnicas, modelos e metodologias oriundas de diferentes áreas disciplinares em Estudos Medievais para a prossecução de investigação nas temáticas mais relevantes deste domínio científico;
- Capacidade de compreensão da importância de aplicar e praticar investigação em equipa em Estudos Medievais na confluência das várias ciências sociais e humanas.
Caracterização geral
Código
73227101
Créditos
12.0
Professor responsável
João Luís Inglês Fontes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 336
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- BOUTET, Dominique et HARF-LANCNER, Laurence (dir.) - Écriture et mode de pensée au Moyen Âge: VIIIe-XVe siècles.
- Paris: Presses de l'École Normale Supérieure. 1993.
- CAENEGEM, R. C VAN - Introduction aux sources de l'Histoire Médiévale.Turnhout: Brepols, 1997.
- CORNEC-ROCHELOIS Cécile Le, ROCHEBOURT, Anne et SALAMON, Anne (dir.) - Le texte médiéval. De la variante à la recréation. Paris: PUPS. 2012.
- HODDER, I. y HUTSON, S. - Reading the Past. Current Approaches to Interpretation in Archaeology. Blackwell Press. 2003.
- LIZARAZO ARIAS,Diego - La Hermeneutica de las imágenes. Iconos. Figuraciones. Sueños. México: Siglo XXI. 2004.
- ORDUNA, Germán - Fundamentos de crítica textual - ed. de Leonardo Funes y José Manuel Lucía Megías, Madrid: Arco/libros 2005.
- VALETTE, Jean-René (dir.) - Perspectives médiévales. Trente ans de recherches en langues et en littératures médiévales. Paris: Société de Langues et de Littératures Médiévales d'Oc et d'Oïl. 2005.
Método de ensino
As metodologias de ensino utilizadas neste seminário baseiam-se nos princípios orientadores do modelo pedagógico implementado na Universidade Aberta para os cursos de pós-graduação, nomeadamente:
1. Aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates assíncronos e atividades conjuntas sobre as problemáticas ou as fontes em estudo.
2. Pesquisa individual, resultando na participação ativa em fóruns (60% da nota final) e de um trabalho de investigação que deverá ser trabalhado, obrigatoriamente, em duas perspetivas teórico metodológicas distintas (40%).
A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Pesquisa individual, resultando na participação ativa em fóruns(60%), Um trabalho de investigação que deverá ser trabalhado, obrigatoriamente, em duas perspetivas teórico metodológicas distintas(40%)
Conteúdo
Este Seminário pretende conferir aos estudantes as ferramentas técnicas, teóricas e metodológicas particulares aos Estudos Medievais. Ainda que o enfoque temático e/ou as fontes a tratar possam variar ao longo dos anos, o seminário estrutura-se em torno de grandes áreas dos Estudos Medievais: História, Literatura, Arqueologia e História de Arte. Ao longo do percurso, os estudantes terão oportunidade de aprofundar metodologias específicas de investigação relacionadas com:
- Humanidades Digitais
- Crítica textual
- Diplomática e crítica de fontes
- Crítica literária e análise do discurso
- Arqueologia em contextos medievais
- Prosopografia
- Estudos sobre imagem
- Escrita medieval da História