Neurobiologia da Doença

Objetivos

Nesta Unidade Curricular pretende-se aprofundar o estudo dos processos celulares e moleculares de degenerescência envolvidos na patologia de diversas doenças neurodegenerativas. Em paralelo serão abordados métodos de diagnóstico, com particular ênfase no conceito de biomarcador, bem como terapêuticas convencionais e desenvolvimento de fármacos (‘from bench to marketplace’). Serão também explorados os modelos experimentais - celulares e animais - para estudar doenças neurodegenerativas.

Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) expor os mecanismos envolvidos na etiologia e patologia de diversas doenças do sistema nervoso; ii) identificar e compreender estratégias experimentais para estudar essas doenças;  iii) alvos terapêuticos para as doenças do sistema nervoso; iv) aquisição de competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados, com vista à exposição e discussão crítica de trabalhos científicos na área.

Caracterização geral

Código

12106

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas

Semanais - 2

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Frequência prévia de Neurobiologia (oferecida ao MGMB, 1º semestre) - admissão imediata.

Frequência prévia de outra disciplina de Neurobiologia/Neurobiologia Celular/Introdução à Neurobiologia - contactar a docente Responsável; admissão sujeita a aprovação pela docente.

Frequentar um mestrado ou equivalente a 2º ciclo de mestrado integrado.

Bibliografia

Neuroscience. D Purves et al. 4th Ed.Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA

Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Siegel et al. 6th Ed. Lippincott Williams & Wilkins

Principles of Neural Science, Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM 4th Ed, McGraw-Hill, USA, 2000

Molecular Cell Biology. Lodish et al. 7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012

Molecular Biology of the Cell, Alberts et al, 5th Ed. Garland Science, NY, 2007

 Artigos cientícos seleccionados

Método de ensino

Aulas expositivas, seminários, debates, pesquisa, apresentações e discussão alargada

Método de avaliação

REGRAS e METODOLOGIA de AVALIAÇÃO

A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teórico-práticas leccionadas. A presença nas aulas TP é registada numa folha de presenças
2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas TP, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
3. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
4. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas TP devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.
 
O aluno sem frequência à disciplina não terá nota válida em nenhuma das componentes de avaliação.

B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 3 componentes da avaliação:
 
i) Avaliação da componente teórica/prática (65% = 13 valores).
Realização de um trabalho escrito – projeto científico - sobre uma doença neurodegenerativa à escolha dos alunos (em grupo), com foco na descoberta de um alvo terapêutico ou um biomarcador:
. Modelos de estudo da doença: celulares ou animais; vantagens e desvantagens dos modelos. Qual o modelo apropriado (ou do futuro) para o estudo desta doença?
. Projecto científico que envolva investigação aplicada sobre a doença neurodegenerativa escolhida. O projecto tem obrigatoriamente de envolver modelo(s) da doença e o tema da proposta. Plano de trabalhos para 18 meses, com 3-4 tarefas e 60.000 euros de financiamento. Para a realização do projecto os alunos devem indicar um colaborador (nacional ou estrangeiro) que faça sentido integrar a proposta, e devem fundamentar a sua escolha.
O documento escrito, seguindo as regras fornecidas deverá ser carregado no moodle até às 23h59m do dia 2.5.2025 (ou data a combinar). Os trabalhos podem ser entregues antes desta data, mas se forem entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.

ii) Avaliação de projecto (20+5% = 4+1 valores).
Apresentação oral em grupo do projeto científico, focando os modelos escolhidos (com vantagens e desvantagens) e as estratégias propostas. Esta apresentação terá a duração máxima de 10 min e poderá ter o formato que o grupo preferir. A única obrigatoriedade é que todos os elementos do grupo participem na apresentação.
No final de cada apresentação haverá um debate com todos os alunos, que se espera participativo. Será avaliada a capacidade de responder às perguntas dos "avaliadores". Neste ponto será avaliado o projecto apresentado e as críticas feitas aos projectos dos colegas
Todos os grupos recebem os projectos dos colegas, e devem avaliá-los de uma forma independente. Isto significa que haverá avaliação dos projectos por pares, e a apresentação será uma oportunidade para esclarecer alguns pontos. O projecto considerado melhor, por razões justificadas, terá uma bonificação de 1 val. O 2º mais bem classificado de 0,5 val. As avaliações são individuais, nominais e têm de ser justificadas.
Os alunos também estão a ser avaliados pelas perguntas e observações que fazem ao trabalho dos colegas.
A nota desta componente (até 5 val) resulta da apresentação+capacidade de responder a perguntas e das perguntas/observações feitas aos outros trabalhos.
As regras de elaboração dos trabalhos escritos serão fornecidas em documentos anexos no início do semestre.
O trabalho deve ser feito em grupos de 3-4 alunos, e deve ser carregado no moodle 24h antes da apresentação. Será tornado público para todos os alunos inscritos.

iii) Avaliação individual (10% = 2 valores)
Avaliação individual que consiste numa questão relacionada com os tópicos da disciplina, a realizar na aula TP de 3.4.2025. A duração máxima desta avaliação será 20 min.
Não haverá avaliação por testes nem exame.
 
Faltas em dias de avaliação:
Os trabalhos escritos devem ser entregues até 2.5.2025 (ou data a combinar), e as apresentações e discussões serão a 8.5.2025 (ou data a combinar).
Não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.
 
. Todas as informações estão disponíveis no CLIP (Neurobiologia da Doença).
. Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados no CLIP e na página ‘moodle’ da disciplina.

B.2) Condições para obter Aprovação
 
Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 50% da avaliação da componente teórica/ prática (trabalho escrito); ter nota final resultante da soma das 3 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
 
Época de Recurso
Realização da componente teórico-prática da disciplina – apenas realização do trabalho escrito, de acordo com as mesmas regras estabelecidas na Época Normal. Não é possível realizar apresentações orais, nem responder à questão em Época de Recurso.
 
Melhoria de nota
Só é possível fazer melhoria de nota à componente do trabalho escrito (12 val). A data limite de entrega do novo trabalho é o início da Época de recurso (data a combinar com os alunos interessados).

Conteúdo

1.  Doenças neurodegenerativas: princípios gerais e modelos de estudo. Definição de alvos terapêuticos em doenças neurodegenerativas.

2.  Estudos pré-clínicos, intervençao terapêutica, neuroproteção, intervenção nos mecanismos básicos da doença e terapêutica sintomática. Onde estamos e onde podemos actuar?

3. A escolha do melhor modelo para cada doença e para cada estudo.

4. Etiologia e neuropatologia da doença de Parkinson.

5. Etiologia e neuropatologia da doença de Alzheimer

6. Etiologia e neuropatologia da doença de Neimann Pick Tipo C

7. Etiologia e neuropatologia da  Esclerose Múltipla

8. Etiologia e neuropatologia da esclerose lateral amiotrófica

9. Exercício físico como estratégia neuroprotectora

Nas aulas TP serão abordados e discutidos os melhores modelos para estudar as doenças. Haverá também aulas TP dinâmicas em que os alunos terão de construir ao longo das aulas um mini-projecto científico que foque uma doença neurológica. A construção do mini-projecto será faseada e acompanhada. A discussão e crítica construtiva entre os grupos será sempre fomentada.