Lesão e Morte Celular

Objetivos

Nesta Unidade Curricular pretende-se aprofundar o estudo dos processos celulares e moleculares envolvidos em diferentes tipos de morte celular, e na resposta das células à lesão. Em paralelo serão abordados métodos de avaliação de diferentes etapas da morte celular, bem como desenvolvimento de fármacos e pesquisa de alvos terapêuticos.

Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) compreender o conceito de stress oxidativo; ii) compreender, através de casos práticos, o conceito de lesão celular e mecanismos ativados na resposta endógena à lesão; iii) enumerar e distinguir diferentes tipos e morte celular, relacionando os indutores e mecanismos envolvidos; iv) identificar a des-regulação dos mecanismos envolvidos na morte celular como estando na base de diversas doenças; v) utilizar os conceitos adquiridos e compreender estratégias e alvos terapêuticos para modular a morte celular nas diferentes doenças; vi) aquisição de competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados, com vista à exposição e discussão crítica de trabalhos científicos na área; vii) adquirir competências laboratoriais e contacto com metodologias actualmente utilizadas na avaliação de diferentes parâmetros de lesão e morte celular.

Caracterização geral

Código

12107

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga, Maria Alexandra Núncio de Carvalho Ramos Fernandes

Horas

Semanais - 2

Totais - 34

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ser aluno de Mestrado, com conhecimentos sólidos em Biologia Celular e Molecular

Bibliografia

Molecular Cell Biology. Lodish et al. 7th Ed. WH Freeman & Company, NY 2012

 Molecular Biology of the Cell. Alberts et al. 5th Ed. Garland Science, NY 2007

 Artigos científicos

Método de ensino

Ensino teórico e expositivo. nas aulas teorico práticas são apresentados e discutidos métodos de determinação de lesão e morte celular, ilustrados com case studies.

Método de avaliação

Frequência da disciplina:

1. Para a obtenção da frequência à disciplina é necessária a participação em 2/3 das aulas teorico-práticas (TP).
2. A participação nas aulas TP é registada pela docente, e por assinatura numa folha de presenças.
3. Atrasos superiores a 15 min numa aula TP impedem o aluno de assistir a essa aula.
5. Faltas em dias de avaliação não implicam a realização da avaliação noutro dia.
6. Atestados médicos ou outra justificação de faltas só serão aceites até uma semana após o último dia da falta
7. Os alunos trabalham em grupos de trabalho, cada um com 4-5 alunos, que podem ser do mesmo curso ou de cursos diferentes.

Informação importante:
Faltas não justificadas em dias em que se estão produzir resultados para incluir num trabalho, implica que será descontado 1 val à nota final desse trabalho por cada falta; faltas injustificadas no dia das apresentações, implicam que o aluno terá 0 val nesse trabalho.
No caso de faltas justificadas, a situação será analisada com o grupo e o aluno, caso a caso.

Avaliação:
A classificação final da disciplina (0-20 val) resulta da soma das classificações obtidas em 3 componentes, a qual tem de ser igual ou superior a 9,5 val :

Componente de avaliação teórica/prática: Quiz individual a realizar durante a aula TP de 29.11.2024 (no moodle) sobre a matéria leccionada nas aulas anteriores, com a duração máx. de 20 min; 30% da classificação final, 6 val. O questionário só pode ser realizado na sala de aula. Não serão considerados questionários realizados fora do tempo destinado em aula.

3. Componente de avalição de projecto : trabalho de pesquisa, sob forma de slides para apresentação oral e guião escrito, sobre um dos temas propostos pelas docentes (70% da classificação final, 14 val). A entregar até às 23h59m do dia 2.12.2024 (up-load no moodle), sendo a apresentação no dia 6.12.2024.

As regras específicas das apresentações e dos trabalhos são disponibilizadas no moodle no início das aulas.
Os temas dos trabalhos são conhecidos na 1ª aula, e nessa aula os alunos/grupos devem escolher o tema que querem aprofundar.

Não há testes, nem exame de recurso.
Em época de recurso poderá ser realizada a componente de avaliação teorico prática de projecto ou a melhoria a esta componente (nota máx 14 val), através da realização de um trabalho escrito individual ou em grupo sobre um tema proposto pelas docentes.

Data limite de entrega dos trabalhos submetidos no moodle:

Slides das apresentações: Upload no moodle dos slides (em pdf ou ppt) no dia das apresentações (6.12.2024), durante a aula. Não serão aceites passado este prazo.

Trabalho de pesquisa: Até às 23h59min de dia 2.12.2024, por upload no moodle feito por 1 aluno do grupo, dos slides e do guião. Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.

Após upload no moodle trabalhos serão submetidos a verificação de plágio com o programa disponível na FCT (Turnitin). Serão analisados os "relatórios de similaridade" dos documentos submetidos – só serão aceites com < 30% de similaridade (casos verificados individualmente).

Faltas em dias de avaliação:
. A data das apresentações e realização do trabalho são divulgadas no início das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.

Conteúdo

Aulas teóricas

1. Stress oxidativo: indutores, mecanismos envolvidos e adaptação das células e tecidos ao stress oxidativo; sistema Nrf2 e antioxidnates endógenos

2. Morte celular em homeostasia e desregulação da morte celular em processos patológicos: Necrose, Apoptose, Necroptose e outras formas de morte celular.

2.1. Mecanismos gerais de ativação do processo de morte celular

2.2. Mecanismos moleculares envolvidos no processo de morte celular

2.3. Os organelos celulares como moduladores e alvos dos processos envolvidos na morte celular

2.4. Resposta celular à lesão e reversibilidade do processo de morte celular

2.5. Desregulação da morte celular em diversas patologias: cancro, doenças auto-imunes e infeções

2.6. Desregulação da morte celular em diversas patologias: doenças degenerativas.

3. Papel da autofagia na regulação da morte celular.

3.1. Os organelos celulares como moduladores e alvos dos processos envolvidos na autofagia.

4. Modulação da morte celular. Desenvolvimento de fármacos e pesquisa de alvos terapêuticos.

 

Aulas teorico-práticas

1. Métodos de avaliação do stress oxidativo

2. Métodos de avaliação da morte celular (apoptose/necrose)

3. Morte celular e resposta imunitária - case studies

4. Realização de um trabalho de pesquisa em grupo. Apresentação e discussão da evolução do trabalho.