Informática para Ciências e Engenharias D
Objetivos
Saber
Os componentes fundamentais de um computador.
As ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software.
As construções essenciais de uma linguagem de programação imperativa.
Algumas noções fundamentais de bases de dados relacionais.
Alguns conceitos básicos relacionados com a World Wide Web.
Saber Fazer
Decompor um problema em problemas mais simples.
Conceber um algoritmo para resolver um problema simples.
Escrever um programa, utilizando correctamente as construções básicas de uma linguagem de programação imperativa.
Testar um programa num determinado ambiente de programação.
Formular uma interrogação muito simples em SQL.
Aceder a recursos disponíveis na rede dentro de um programa.
Soft-Skills
Capacidade de concretização.
Capacidade de gestão do tempo e cumprimento dos prazos.
Caracterização geral
Código
11148
Créditos
6.0
Professor responsável
Teresa Isabel Lopes Romão, Vítor Manuel Alves Duarte
Horas
Semanais - 4
Totais - 59
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Esta disciplina não tem pré-requisitos.
Bibliografia
Allen B. Downey. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. PDF e HTML em http://greenteapress.com/wp/think-python-2e/
Charles Severance. Python for Everybody: Exploring Data Using Python 3. PDF e HTML em https://www.py4e.com/book.php. Esta é uma versão baseada na referência anterior contendo novos capítulos sobre Internet e bases de dados. Inclui também uma versão (trinket.io) onde os exemplos podem ser alterados e executados dentro do livro.
Sebenta do Prof. Ludwig Kripahl (http://iceb.ssdi.di.fct.unl.pt/1920/files/ICEB_notes.pdf)
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Introdução: Problemas, algoritmos, programas e computadores. Objetivos e componentes de um sistema computacional. Execução de programas. O interpretador.
Conceitos Fundamentais da Programação e sua ilustração em Python:
Constantes, variáveis e expressões. Números e strings. Funções pré-definidas. Atribuição e sequência de instruções.
Níveis de abstração na resolução de um problema. Funções. Ficheiros com código IGNOREe. Ciclo de vida de um programa. Tipos de erros. Testes unitários.
Ciclos FOR. Vetores. Instrução IF. Operadores relacionais e lógicos. Matrizes. Gráficos. Ciclos WHILE. Sistema de ficheiros. Ficheiros ASCII e Binários. Dicionários.
Redes e protocolos de comunicação. A WWW.
Introdução às bases de dados: modelo relacional, relações, algumas instruções básicas de SQL.
Simulação de modelos contínuos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: