Informática para Ciências e Engenharias D

Objetivos

Saber

Os componentes fundamentais de um computador.

As ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software.

As construções essenciais de uma linguagem de programação imperativa.

Algumas noções fundamentais de bases de dados relacionais.

Alguns conceitos básicos relacionados com a World Wide Web.

Saber Fazer

Decompor um problema em problemas mais simples.

Conceber um algoritmo para resolver um problema simples.

Escrever um programa, utilizando correctamente as construções básicas de uma linguagem de programação imperativa.

Testar um programa num determinado ambiente de programação.

Formular uma interrogação muito simples em SQL.

Aceder a recursos disponíveis na rede dentro de um programa.

Soft-Skills

Capacidade de concretização.

Capacidade de gestão do tempo e cumprimento dos prazos.

Caracterização geral

Código

11148

Créditos

6.0

Professor responsável

Teresa Isabel Lopes Romão, Vítor Manuel Alves Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 59

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta disciplina não tem pré-requisitos.

Bibliografia

Allen B. Downey. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. PDF e HTML em http://greenteapress.com/wp/think-python-2e/

Charles Severance. Python for Everybody: Exploring Data Using Python 3. PDF e HTML em https://www.py4e.com/book.php. Esta é uma versão baseada na referência anterior contendo novos capítulos sobre Internet e bases de dados. Inclui também uma versão (trinket.io) onde os exemplos podem ser alterados e executados dentro do livro. 

Sebenta do Prof. Ludwig Kripahl     (http://iceb.ssdi.di.fct.unl.pt/1920/files/ICEB_notes.pdf)

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Introdução: Problemas, algoritmos, programas e computadores. Objetivos e componentes de um sistema computacional. Execução de programas. O interpretador.

Conceitos Fundamentais da Programação e sua ilustração em Python:

Constantes, variáveis e expressões. Números e strings. Funções pré-definidas. Atribuição e sequência de instruções.

Níveis de abstração na resolução de um problema. Funções. Ficheiros com código IGNOREe. Ciclo de vida de um programa. Tipos de erros. Testes unitários.

Ciclos FOR. Vetores. Instrução IF. Operadores relacionais e lógicos. Matrizes. Gráficos. Ciclos WHILE. Sistema de ficheiros. Ficheiros ASCII e Binários. Dicionários.

Redes e protocolos de comunicação. A WWW.

Introdução às bases de dados: modelo relacional, relações, algumas instruções básicas de SQL.

Simulação de modelos contínuos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: