Gestão da Produção e Operações

Objetivos

No final da lecionação da disciplina os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:

O1: Compreender a importância da gestão da produção e das operações nas organizações

O2: Identificar, caracterizar e enquadrar diversos ambientes produtivos

O3: Determinar custos produtivos e dimensionar capacidades produtivas

O4: Estabelecer planos agregados e planos diretores de produção

O5: Definir necessidades de materiais e de recursos

O6: Proceder à programação/calendarização de operações em diversos ambientes produtivos (ERP, JIT/Lean, TOC)

CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da disciplina, procura-se desenvolver no estudante capacidades de trabalho em grupo e de liderança, facilidade de diálogo e comunicação

Caracterização geral

Código

13240

Créditos

6.0

Professor responsável

Alexandra Maria Batista Ramos Tenera, Ana Paula Ferreira Barroso

Horas

Semanais - 5

Totais - 76

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- Stevenson, W. (2017). Operations Management. Irwin/McGraw-Hill Education

- Heizer, J. & Render, B. (2016). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management. Pearson Prentice Hall

- Krajewski L., Malhotra M. K., Ritzman L. (2019). Operations Management (12th) , Pearson Education Ltd  ed., Global edit., Harlow, England 

- Chase, R., Aquilano, N. & Jacobs, F. (2013). Operations and Supply Chain Management (13th ed.). Irwin / McGraw-Hill.

- Pinedo, M.(2012). Operations Scheduling. Irwin / McGraw-Hill.

- Cox III, J. & Schleier, J. (2010). Theory of Constraints Handbook. McGraw-Hill.

- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing (2nd ed.).McGraw-Hill.

Método de ensino

A lecionação da unidade curricular é realizada combinando uma  vertente conceptual, em aulas teóricas,  e uma vertente aplicada, em aulas práticas.

 Nas aulas teóricas procede-se à exposição oral das matérias e apresentam-se exemplos de aplicação das matérias e alguns vídeos ilustrativos, estimulando-se a participação e discussão de pressupostos e situações.

 Nas aulas práticas é feita a discussão de casos de estudo e a resolução de exercícios de aplicação da matéria com recurso a aplicações informática de suporte abordada na aula teórica.

 Para desenvolvimento de competências e capacidades de trabalho em equipa, os estudantes têm de realizar, pelo menos um trabalho de grupo (TG) apresentado e discutido em sala de aula.


Método de avaliação

A avaliação final da unidade curricular (UC) de GPO será baseada nos seguintes elementos:

Obtenção de frequência (FREQ) na disciplina sendo obrigatória e válida apenas para o presente ano letivo. Obtida através da participação no 1º elemento avaliativos individual (T1)  + realização do trabalho de grupo (GA). O trabalho de grupo deverá incidir sobre a descrição e análise de um sistema produtivo (Projeto de caso) preferencialmente de contexto real (grupos de 5).

Uma vez obtida a frequência (FREQ) a classificação final da disciplina (CA) será calculada da seguinte:

CA = 0,60xIA (30%Ts ou EX) + 0,40xGA

Para aprovação na UC é exigida a frequência na UC e classificação mínima de CA de 10 em 20 valores.

PS: CA >= 18V requerem defesa individual oral

Conteúdo

1. Planeamento da Produção

  • Planeamento agregado
  • Estratégias e custos
  • Plano Director da Produção
  • Planeamento de recursos  produtivos (ERP, MRPII & MRPI)
  • Dimensionamento de lotes 

2.Programação e Sequenciamento

  • Algoritmo húngaro e transportes
  • Regras estáticas 
  •  Jonhson n/2 e n/3

3.  JIT (Just -in -Time) e sistemas Lean

  • Conceitos e ferramentas
  • Sistemas Kanbans
  • Programação

4. Teoria das Restrições (TOC)

  • Conceitos e princípios fundamentais
  • Análise do sistema
  • Programação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: