Gestão da Produção e Operações
Objetivos
No final da lecionação da disciplina os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:
O1: Compreender a importância da gestão da produção e das operações nas organizações
O2: Identificar, caracterizar e enquadrar diversos ambientes produtivos
O3: Determinar custos produtivos e dimensionar capacidades produtivas
O4: Estabelecer planos agregados e planos diretores de produção
O5: Definir necessidades de materiais e de recursos
O6: Proceder à programação/calendarização de operações em diversos ambientes produtivos (ERP, JIT/Lean, TOC)
CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da disciplina, procura-se desenvolver no estudante capacidades de trabalho em grupo e de liderança, facilidade de diálogo e comunicação
Caracterização geral
Código
13240
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra Maria Batista Ramos Tenera, Ana Paula Ferreira Barroso
Horas
Semanais - 5
Totais - 76
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Stevenson, W. (2017). Operations Management. Irwin/McGraw-Hill Education
- Heizer, J. & Render, B. (2016). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management. Pearson Prentice Hall
- Krajewski L., Malhotra M. K., Ritzman L. (2019). Operations Management (12th) , Pearson Education Ltd ed., Global edit., Harlow, England
- Chase, R., Aquilano, N. & Jacobs, F. (2013). Operations and Supply Chain Management (13th ed.). Irwin / McGraw-Hill.
- Pinedo, M.(2012). Operations Scheduling. Irwin / McGraw-Hill.
- Cox III, J. & Schleier, J. (2010). Theory of Constraints Handbook. McGraw-Hill.
- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing (2nd ed.).McGraw-Hill.
Método de ensino
A lecionação da unidade curricular é realizada combinando uma vertente conceptual, em aulas teóricas, e uma vertente aplicada, em aulas práticas.
Nas aulas teóricas procede-se à exposição oral das matérias e apresentam-se exemplos de aplicação das matérias e alguns vídeos ilustrativos, estimulando-se a participação e discussão de pressupostos e situações.
Nas aulas práticas é feita a discussão de casos de estudo e a resolução de exercícios de aplicação da matéria com recurso a aplicações informática de suporte abordada na aula teórica.
Para desenvolvimento de competências e capacidades de trabalho em equipa, os estudantes têm de realizar, pelo menos um trabalho de grupo (TG) apresentado e discutido em sala de aula.
Método de avaliação
A avaliação final da unidade curricular (UC) de GPO será baseada nos seguintes elementos:
Obtenção de frequência (FREQ) na disciplina sendo obrigatória e válida apenas para o presente ano letivo. Obtida através da participação no 1º elemento avaliativos individual (T1) + realização do trabalho de grupo (GA). O trabalho de grupo deverá incidir sobre a descrição e análise de um sistema produtivo (Projeto de caso) preferencialmente de contexto real (grupos de 5).
Uma vez obtida a frequência (FREQ) a classificação final da disciplina (CA) será calculada da seguinte:
CA = 0,60xIA (30%Ts ou EX) + 0,40xGA
Para aprovação na UC é exigida a frequência na UC e classificação mínima de CA de 10 em 20 valores.
PS: CA >= 18V requerem defesa individual oral
Conteúdo
1. Planeamento da Produção
- Planeamento agregado
- Estratégias e custos
- Plano Director da Produção
- Planeamento de recursos produtivos (ERP, MRPII & MRPI)
- Dimensionamento de lotes
2.Programação e Sequenciamento
- Algoritmo húngaro e transportes
- Regras estáticas
- Jonhson n/2 e n/3
3. JIT (Just -in -Time) e sistemas Lean
- Conceitos e ferramentas
- Sistemas Kanbans
- Programação
4. Teoria das Restrições (TOC)
- Conceitos e princípios fundamentais
- Análise do sistema
- Programação