Gestão de Empresas

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas com que se debatem a quase totalidade dos profissionais, independentemente da sua área de origem, após a sua inserção no mercado de trabalho. Pretende-se que os alunos obtenham uma compreensão básica dos diferentes problemas que poderão vir a enfrentar no mundo empresarial. Tal implica um entendimento das diferentes áreas funcionais dentro da empresa, e da forma como estas áreas se relacionam entre si.

Numa disciplina com uma orientação tal como a descrita, é indispensável a "análise de casos" de empresas concretas: a análise de problemas específicos enfrentados por empresas reais e do modo como elas com eles lidam. Este tipo de análise será conduzido fazendo a interacção, em aulas teórico-práticas, da exposição dos vários problemas afectos às diferentes áreas funcionais da empresa com exemplos e "casos" concretos ilustrativos. Resulta ainda importante, na realidade obrigatório para o método de avaliação contínua, a realização por parte dos alunos de trabalhos práticos, em grupo, sobre uma empresa real, percorrendo áreas funcionais desta. Estes trabalhos deverão, depois de entregue uma versão escrita (e uma página de sumário para os colegas), ser apresentados e discutidos durante as aulas.

Caracterização geral

Código

10423

Créditos

3.0

Professor responsável

Célia Maria Castanheira de Moura da Costa Cabral

Horas

Semanais - 2

Totais - 18

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há precedências obrigatórias.

Bibliografia

Bibliografia espectífica relevante para cada tópico da matéria estará indicada nos slides da disciplina, que serão disponibilizados na página do CLIP

Bibliografia Básica:

Lisboa, João et al. "Introdução à Gestão de Organizações", Grupo Editorial Vida Económica, 2004;

Elementos disponíveis no CLIP

Outros textos úteis: Freire, A., 1995, Estratégia, Verbo; Campos e Cunha, R., 1992, A Gestão de Recursos Humanos na Estratégia da Empresa, Instituto do Emprego e Formação Profisisonal ;Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. E Dionísio, P., 2000, Mercator, Publicações D. Quixote; Pires, A., 1991, Marketing, Verbo; Soares, J., Viana Fernandes, André Março e Pires Marques, 1999, Avaliação de Projectos de Investimento na Óptica Empresarial, Edições Sílabo; Geraldes, F., 2001, Manual do Empreendedor, Bertrand Editora; Libby, R., Libby, P. and Short, D., 2008, Financial accounting, McGraw-Hill/Irwin.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas em que a teoria é acompanhada de aplicações e exercícios e, em particular, discussão de casos (i.e. empresas reais e os seus problemas de gestão).

Método de avaliação

Numa disciplina com uma orientação tal como a descrita, é indispensável a "análise de casos" de empresas concretas: a análise de problemas específicos enfrentados por empresas reais e do modo como elas com eles lidam. Este tipo de análise será conduzido fazendo a interação, em aulas teórico-práticas, da exposição dos vários problemas afetos às diferentes áreas funcionais da empresa com exemplos e "casos" concretos ilustrativos. Resulta ainda importante (na realidade, obrigatório, para o método de avaliação contínua), a realização por parte dos alunos de trabalhos práticos, em grupo, sobre uma empresa real, percorrendo áreas funcionais desta.

Há dois tipos de avaliação:

A) Avaliação Contínua

I. Três trabalhos em grupo sobre uma empresa escolhida: peso de 35% na nota final da unidade curricular.

Trabalho 1. Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social (data de entrega: a definir)

Trabalho 2. Marketing e Estratégia Social (data de entrega: a definir)

Trabalho 3. O impacto da IA no Comportamento Organizacional e Recursos Humanos das empresas (data de entrega: a definir)

II. Participação nas aulas: peso de 20% na nota final.

 

III. Teste final (Blocos 5, 6 e 7): peso de 45% na nota final.


Data do teste final: a definir

Aprovação à disciplina requer 9,5 de média, e no mínimo e 7 val. no teste (sem arredondar).

 

B)   Exame final: o exame terá um peso de 100% na nota final.

 
 
 
 
 

Conteúdo

CONTEÚDOS

As matérias cobertas nesta disciplina podem dividir-se em cinco blocos principais, além de um bloco incial:

Bloco 0 - Introdução geral. Algumas noções básicas. Revolução digital, sustentabilidade e Responsabilidade Social

Bloco 1 - O Marketing: O que é o Marketing? Segmentação de mercado. Posicionamento concorrencial. O Marketing Mix. Análise do meio envolvente. Análise SWOT.

Bloco 2 - Organização e Planeamento da Empresa: Estruturas Organizacionais, Processos Organizacionais e Tópicos de Comportamento.

Bloco 3 – Recursos Humanos: Motivação. Satisfação no trabalho e liderança. Gestão de recursos humanos: planeamento, análise e descrição de funções. Avaliação de desempenho.

Bloco 4 – Área Financeira: O Balanço, a Demonstração de Resultados e Fluxo de Caixa – sua leitura. Rácios Financeiros. O Valor Temporal do Dinheiro. Valor Presente e Valor Futuro. Algumas noções de Análise de Projectos de Investimento.