Engenharia de Sistemas e Processos

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar uma formação avançada em Engenharia de Sistemas e Processos (PSE), focada na conceção e operação de sistemas de produção complexos, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de métodos de modelação e computação para a simulação, projeto, controlo e otimização de processos químicos e biológicos. Os processos são estudados através da descrição matemática dos fenómenos físico-químicos e bioquímicos subjacentes. No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender os conceitos fundamentais de PSE, nomeadamente as noções de sistema, modelo estacionário e dinâmico, parâmetros, graus de liberdade, variáveis de decisão contínuas e inteiras, restrições, função objetivo;

- Compreender os métodos de resolução de sistemas de equações (simulação), nomeadamente sistemas de equações algébricas, sistemas de equações diferenciais/algébricas, e sistemas de equações diferenciais, e métodos de otimização para problemas lineares (contínuos e mistos) e problemas não-lineares.

- Compreender os conceitos e métodos de simulação modular, envolvendo abordagem sequencial com partição e convergência de ciclos, ou abordagem modular simultânea.

-  Ser capaz de construir modelos mecanísticos, envolvendo leis de conservação e relações constitutivas, na forma de modelo de parâmetros agregados ou distribuídos.

-  Ser capaz de realizar estimação de parâmetros, envolvendo aquisição de dados, aplicação de métodos de estimação de parâmetros e análise de erros.

-  Ser capaz de trabalhar com ferramentas de simulação e otimização específicas da área da engenharia química e biológica, nomeadamente ferramentas de flowsheeting (Aspen Plus), modelação dinâmica genérica (gPROMS), e otimização (AMPL).

Caracterização geral

Código

12564

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Alexandra de Almeida Canento Esteves Esperança, José Paulo Barbosa Mota

Horas

Semanais - 4

Totais - 71

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta U.C. não tem precedências

Bibliografia

  • R. G. Rice, D. D. Do. Applied Mathematics and Modelling for Chemical Engineers. John Wiley & Sons, 1995.
  • K. Hangos, I. Cameron, Process Modelling and Model Analysis, Academic Press, 2001.
  • L. Biegler, Nonlinear Programming: Concepts, Algorithms, and Applications to Chemical Processes, MOS-SIAM, 2010.
  • H.P. Williams, Model Building in Mathematical Programming, 5th ed., Wiley, 2013.
  • Aspen Plus Users Guide (version 12.1). AspenTech, 2005.
  • gPROMS Advanced Users Guide (release 5.0). Process Systems Enterprise Ltd, 2016.
  • gPROMS Introductory User Guide (release 5.0). Process Systems Enterprise Ltd, 2016.
  • R. Fourer, D.M. Gay, B.W. Kernighan, AMPL: A Modeling Language for Mathematical Programming, 2nd ed., Durbury/Thomson, 2003.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

  1. Introdução e Conceitos gerais: Sistema, modelo, simulação, otimização.
  2. Modelos mecanísticos: leis de conservação, relações constitutivas, modelos dinâmicos e de estado estacionário, modelos agrupados e distribuídos.
  3. Solução de sistemas de equações (simulação): sistemas de equações algébricas, sistemas de equações algébrico-diferenciais, sistemas de equações diferenciais às derivadas parciais.
  4. Estimação de parâmetros: aquisição de dados, métodos de estimação paramétrica, análise de erros.
  5. Simulação modular: abordagem sequencial, partição, convergência de ciclos, abordagem modular simultânea.
  6. Modelação estatística/dados: modelos de regressão, redes neurais artificiais, modelos híbridos.
  7. Introdução à otimização de processos: programação matemática linear contínua, inteira e mista. Condições de optimalidade. Problema dual. Método de Simplex. Otimização não-linear.
  8. Aplicação de Ferramentas de modelação, simulação e otimização:
  • Flowsheeting – ASPEN Plus, estudos de caso.
  • Modelação genérica dinâmica – gPROMS, casos de estudo.
  • Otimização – AMPL, casos de estudo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: