Processos Avançados de Separação
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram competências e capacidades que lhes permitam:
- compreender os conceitos fundamentais de processos de separação mais recentes na indústria química: cristalização, adsorção e cromatografia e processos com membranas.
- Dimensionar o equipamento a usar nos diferentes processos estudados.
Caracterização geral
Código
12569
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Rola Coelhoso, Pedro Miguel Calado Simões
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Wankat, P. C., "Rate Controlled Separations", Blackie Academic & Professional, Glasgow, UK, 1990, (Cota Biblioteca FCT: TP156.WAN FCT 66833; 66834; 65551; 21690; 21689)
Mulder, M., " Basic Principles of Membrane Technology", Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, The Netherlands, 1990, (Cota Biblioteca FCT: TP159.MUL FCT 67790; 67789; 34315; 26130)
Rousseau, R. W., "Handbook of Separation Process Technology", John Wiley & Sons, New York, USA, 1987, (Cota Biblioteca FCT: TP156.ROU FCT 17261; 17272)
A. G. Jones, "Crystallization process systems", Butterworth-Heinemann, cop. 2002, (Cota Biblioteca FCT: TP156.JON FCT 68134)
J. W. Mullin, "Crystallization", Elsevier Butterworth-Heinemann, cop. 2001 (Cota Biblioteca FCT: TP156.MUL FCT 68132)
Método de ensino
O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas e aulas práticas de laboratório. Nas aulas teórico-práticas são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e, sempre que justificável, resolvidos exercícios de aplicação dos conceitos introduzidos. Nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos relacionados com o programa.
Método de avaliação
A avaliação contínua da disciplina é constituída pelas seguintes componentes:
- Realização de três testes, cada um valendo 25% da nota final. O primeiro teste abrange a matéria de Cristalização. O segundo teste abrange a matéria de Adsorção e Cromatografia. O terceiro teste abrange a matéria de Processos com Membranas.
A duração de cada teste é de 1h. Cada teste é avaliado de 0 a 20 valores. A avaliação é individual e sem consulta. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, na média aritmética simples das notas dos três testes. Valorização para a nota final = 75%
- Realização de trabalhos práticos. A realizar em grupo, constituído por 4 estudantes. A avaliação desta parte inclui a realização do trabalho no laboratório, a entrega do respectivo relatório e sua discussão. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, nesta componente de avaliação. Valorização para a nota final = 25%
Caso o estudante não tenha aprovação na componente da avaliação de realização dos três testes ou opte por não a fazer, terá direito a ir a exame de recurso. Ser-lhe-á exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, para aprovação.
Ressalva-se que quer o estudante opte pela realização dos testes ou pelo exame de recurso, será sempre obrigatória a realização dos trabalhos práticos.
Nota final da disciplina: média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final = 0.75 × Média dos Testes + 0.25 × Nota dos Trabalhos Práticos
As notas das três componentes de avaliação são arredondadas às décimas. A nota final, arredondada ao número inteiro superior mais próximo, deverá ser superior ou igual a 10 valores para aprovação na disciplina.
Conteúdo
1. Cristalização Diagramas de fases. Sobressaturação. Cinética de Cristalização. Nucleação e crescimento de cristais. Distribuição de tamanho de cristais. Balanço de populações. Dimensionamento de cristalizadores.
2. Adsorção/Cromatografia Tipos de adsorventes. Isotérmicas de adsorção. Teoria de movimento de soluto. Onda de choque e dispersiva. Teoria de equilíbrio local. Conceito de zona de transferência de massa (ZTM). Cálculo da altura ZTM, fracção útil e capacidade de colunas. Processos de adsorção-desorção. Desorção térmica e por variação de pressão. Cromatografia Tipos de processos cromatográficos. Modelo de dispersão linear e de etapas em cromatografia. Equação de van Deemter. Solução de Rosen. Processos cromatográficos em grande escala.
3. Separação com Membranas Conceito de membrana. Preparação de membranas sintéticas e compósitas. Influência do processo de preparação na sua morfologia. Transporte em processos com membranas. I-membranas porosas: concentração por polarização; modelos de filme estagnado, camada de gel, e pressão osmótica; análise hidrodinâmica; interacções electrostáticas e soluto-soluto. II- membranas não porosas: modelo de solução-difusão. Sujamento de membranas. Interacções intermoleculares. Descolmatação de membranas. Tipos de processos de separação com membranas. Equipamento e desenho de processos.
4. Selecção de Processos e Sequência de Operações Critérios de natureza heurística, de energia e ambientais.