Preparação da Dissertação
Objetivos
A Preparação de Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada as competências adquiridas ao longo do curso, complementando-as através da frequência de seminários sobre temas importantes para a realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Esta unidade destina-se à preparação da realização do trabalho de I&D original e elaboração da Dissertação, pelo que, o principal objetivo é a realização com sucesso da Dissertação de Mestrado. Isto inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização pesquisa bibliográfica, conducente à elaboração de um relatório contendo o estado da arte na área do trabalho a desenvolver, seguido de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de iniciar a realização de um trabalho com significativo grau de originalidade.
Caracterização geral
Código
10537
Créditos
6.0
Professor responsável
Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
Horas
Semanais - 2
Totais - 65
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O estudante só se deve inscrever a Preparação da Dissertação se estiver em condições de realizar a Dissertação de Mestrado no 2º semestre do mesmo ano lectivo ou no 1º semestre do ano lectivo seguinte.
Bibliografia
Será fornecida aos alunos bibliografia sobre cada um dos temas abordados na formação. Relativamente ao tema específico da dissertação de cada aluno, a bibliografia a usar será função da temática a investigar e recomendada, caso a caso, pelos orientadores.
Método de ensino
A formação prevista no programa desta UC é ministrada sob a forma de seminários. Ao longo do semestre, os alunos iniciam a actividade de investigação e desenvolvimento prevista no plano de trabalhos em regime tutorial com o seu supervisor.
A avaliação é feita pelo orientador, pelo regente da unidade curricular e pelo coordenador do curso com base no relatório escrito e na apresentação oral realizados pelo aluno.
Método de avaliação
Esta unidade curricular é do tipo "Projecto" e inclui avaliação com componentes de tipos vários.
COMPONENTES:
- Teste (10%): avaliação do tipo "Teórico-Prática", incide sobre as referências bibliográficas, desde a pesquisa até à sua correcta utilização;
- Participação (15%): avaliação do tipo “Sumativa” que incide sobre os exercícios propostos nos seminários proferidos;
- Relatório do aluno (30%); avaliação do tipo "Laboratorial ou Projecto", realizada pelo corpo docente da UC, ouvido o orientador;
- Desempenho (20%): avaliação do tipo "Laboratorial ou Projecto", realizada pelo orientador;
- Apresentação oral (25%): avaliação do tipo "Seminário", realizada pelo corpo docente da UC.
ESPECIFICAÇÕES:
O Relatório escrito, que deverá ter no máximo 4000 palavras (excluindo índices e bibliografia) deverá conter:
- contextualização do trabalho a realizar, com a descrição do problema a abordar e da sua importância;
- resumo dos conceitos teóricos importantes para a compreensão do trabalho;
- revisão da bibliografia relevante que apresente o estado da arte do tema de forma adequada;
- objectivos específicos do trabalho a realizar e a sua contribuição para o problema em estudo;
- procedimento experimental (materiais, quando relevante, e métodos experimentais – de produção, caracterização, validação, etc – ou computacionais);
- plano de trabalho para o semestre da dissertação, incluindo uma calendarização dos trabalhos.
O formato do relatório é livre mas sugere-se que sejam seguidas as regras de formatação de dissertações da FCT/UNL.
A Apresentação oral terá a duração máxima de 6 minutos e deverá reflectir clareza na definição do problema, sua importância e desafios, a abordagem a adoptar e os objectivos a atingir.
Conteúdo
Nesta unidade cada aluno deve iniciar o seu trabalho de I&D de acordo com os objectivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do curso. De forma geral, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de atividades:
- Realização de Pesquisa Bibliográfica.
- Elaboração de relatório com o estado da arte, no domínio do trabalho a desenvolver e com o planeamento e descrição das tarefas a realizar
- Iniciar o desenvolvimento do trabalho.
Para apoiar os alunos neste trabalho, é ministrada uma formação através de seminários a realizar ao longo do semestre e abordando os seguintes temas:
- Bases de dados de referências bibliográficas
- Gestão de referências bibliográficas
- Comunicação científica: escrita e oral — boas práticas e erros típicos
- Estrutura e escrita de uma dissertação — boas práticas e erros típicos
- Boas práticas de escrita científica em Word e em LaTeX