Engenharia do Ambiente
Objetivos educativos
O Mestrado em Engenharia do Ambiente visa formar a próxima geração de profissionais para liderar o caminho para um ambiente e economia limpa e saudável, tendo em conta aspectos ecológicos, sociais, económicos e tecnológicos. O curso adota uma abordagem sistémica para treinar competências analíticas para a resolução de problemas, para desenvolver inovação como um processo de valorização económica e social, e para promover a participação dos cidadãos na tomada de decisão. A natureza interdisciplinar do curso, cruzando ciências naturais, ferramentas de engenharia e métodos sociais, fornece aos profissionais um perfil único para lidar com sistemas complexos e trabalhar em diferentes contextos profissionais.
Os estudantes podem optar por Engenharia de Sistemas Ambientais (monitorização, modelação e gestão ambiental, ecodesign, tecnologias limpas, serviços de ecossistemas), ou Engenharia Sanitária (recursos hídricos, sistemas de saneamento, gestão e tratamento de resíduos). Os engenheiros do ambiente da NOVA FCT são um ativo em qualquer organização, pois são capazes de criar valor para o mercado e sociedade. Isto justifica a sua elevada empregabilidade em muitos países do mundo.
Saídas profissionais
Em todos os domínios de atividade: especial vocação para trabalhos de natureza inter-disciplinar, uso de sistemas de informação e implementação de novos projectos, tecnológicos ou de gestão.
Consultoria e projecto: avaliação de impactes ambientais, avaliação ambiental estratégica, planeamento e ordenamento, avaliação de riscos,
monitorização, ecodesign, auditorias, reporte ambiental, estratégias de sustentabilidade, sistemas de tratamento de águas, resíduos e águas
residuais, recuperação de solos e habitats.
Indústria: (p.e. extractiva, petróleos, siderurgia e metalurgia, química, madeira, celulose e papel, materiais de construção, metalomecânica,
automóvel, electrónica, agro-alimentar, produtos de consumo): gestão ambiental, da energia, qualidade e segurança; gestão de resíduos e do
tratamento de águas residuais.
Empresas de comércio e serviços (p.e. distribuição, banca, seguros, turismo, transportes, infra-estruturas de energia e saneamento): gestão
ambiental, da energia, qualidade, segurança; responsabilidade social e sustentabilidade; gestão de operações.
Administração central, regional e local: nacional - formulação de legislação e planos nacionais sobre desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, qualidade ambiental, conservação da natureza, gestão de águas e resíduos, fiscalidade e economia ambiental, avaliação e licenciamento de grandes projectos, inspecção ambiental. Regional e local - planeamento e ordenamento, gestão de sistemas de saneamento básico, gestão de áreas
classificadas, gestão do ambiente e energia nas instituições, educação ambiental.
Ensino e investigação: todas as áreas relacionadas com ambiente e desenvolvimento.
Caracterização geral
Código DGES
1066
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
João Miguel Dias Joanaz de Melo
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
60
Propinas
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Perfil Engenharia de Sistemas Ambientais
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Engenharia do Ambiente | EA | 60 | 33 |
Engenharia Sanitária | ES | 12 | 0 |
Engenharia do Ambiente ou Engenharia Sanitária | EA / ES | 0 | 6 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 6 (a) |
TOTAL | 75 | 45 |
Perfil Engenharia Sanitária
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Engenharia do Ambiente | EA | 18 | 0 |
Engenharia Sanitária | ES | 75 | 24 |
Engenharia do Ambiente ou Engenharia Sanitária | EA / ES | 0 | 6 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 6 (a) |
TOTAL | 96 | 24 |
(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da NOVA FCT, que inclui unidades de todas as áreas científicas da NOVA FCT.
Condições de acesso
Regras de acesso:
Podem candidatar-se ao Mestrado em Engenharia do Ambiente:
a) Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em licenciaturas das áreas de engenharia, em particular de engenharia do ambiente ou áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas referidas em (a), conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas referidas em (a), que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente.
Critérios de seriação:
Na seriação dos candidatos serão considerados os seguintes critérios:
- Classificação do curso;
- Afinidade do curso à Engenharia do Ambiente;
- Currículo académico, científico e profissional;
- Eventual carta de motivação ou entrevista.
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)